Amanhecer frio em Rio Gallegos.
Café da manhã atrasou um pouco no Hotel Santa Cruz e quando abriu foi
literalmente invadido pelo nosso grupo. Conclusão, em 5 minutos já não tinha
mais isso e mais aquilo. Talher nem pensar. Foi quase um salve-se quem puder.
De qualquer modo o pessoal do hotel repôs rapidamente o que faltava e concluímos
nosso desayuno sem maiores problemas.
Arrumado o comboio na porta do
hotel partimos para o abastecimento na Costanera de Rio Gallegos no YPF, bem próximo
ao monumento a participação da Força Aérea na Guerra das Malvinas. Rio Gallegos
foi uma importante base e ponto de saída para muitos ataques as forças britânicas.
Neste posto fiquei com um má impressão a respeito da quantidade de combustível que
abasteci. Achei demais e na conferência junto ao Vitor e com Chapéu eles também
acharam o consumo um pouco mais elevado do que o normal. Posteriormente na
avaliação final de consumo vou entender o que aconteceu.
Estrada boa, chuva leve, frio e
vento. Segue o comboio passando pelo primeiro controle sem maiores problemas.
Seriam pouco mais do que 740 km só de asfalto e as informações iniciais previam
dois postos de abastecimento sendo o primeiro em Comandante Pietra Bueno (km
240) e o segundo em San Julian (km 360). Resolvemos parar logo no primeiro para
garantir o combustível principalmente para os carros a gasolina. O frio disse
presente e de certa forma estava bem mais intenso do que lá no Ushuaia e todos
se protegiam do jeito que dava. A temperatura na verdade não desceu de 10/12°C
mais o vento fazia a sensação térmica estar bem mais baixa.
Abastecidos fizemos rapidamente o
trecho curto de 120 km sob chuva e frio em uma estrada com paisagem muito monótona.
Anteriormente já havíamos realizado o primeiro auto bingo tendo havido empate tríplice
entre a Neusa, Paula e Rosane, sendo que no desempate a feliz ganhadora do
premio foi a Rosane.
O bingo não foi a única coisa que
movimentou o dia de hoje. Em uma hora que chovia bem um guanaco cruzou a pista
entre um caminhão de combustível e um carro que vinha em sentido contrário, dando
um bom susto no pessoal. Pouco depois um argentino forçou a ultrapassagem e deu
de cara com uma pick up no sentido contrário tendo que fazer uma manobra
arriscadíssima no acostamento contrário. Felizmente no final deu tudo certo. A
paisagem continuava a mesma e chegando aSan Julian paramos em um controle
policial que estava levantando dados sobre alguma coisa e todos os carros
precisaram postrar a documentação do condutor e do veículo. Por sorte nossa
parada seria logo a frente e conforme nos liberávamos seguíamos para o posto
onde só os carros a gasolina abasteceriam e não haveria parada para o lanche
pois já tínhamos a informação no GPS que pouco mais de 120 km a frente teríamos
outro posto YPF( Três Serros) na Ruta 3. Pra encerrar o assunto abastecimento
até o momento a Ruta 3 se mostra bem mais estruturada do que a 40. De trecho em
trecho tem postos da YPF que prestam o apoio necessário para você viajar com
tranquilidade. Não deveria ser diferente pois a Ruta 3 é a principal via de
ligação de Buenos Ares com o sul da Argentina.
Agora a paisagem é monótona mais
a chuva passou, ressaltando o caráter inóspito da região. Conforme vamos nos
aproximando de Caleta Olivia aparecem alguns poços de petróleo, atualmente a
força econômica na região. Realizamos agora a competição de perguntas e
respostas tendo havido empate entre o carro do Boanerges/Paloma/Romulo/Neusa e
o do Cláudio/Rosane/Rogério. A competição foi bem interessante e fez o tempo
passar rápido.
Chegando a Caleta Olivia o visual
muda completamente. A natureza bruta e intocada e substituída pelo que o homem
pode fazer de pior. Muita terra mexida e lixo em profusão que devido a forma
inadequada de descarte é levado pelo vento ficando preso nas cercas de arame
dando um aspecto HORROROSO a quem chega a cidade. As construções também não
ajudam e no final das contas fica tudo muito feio. A entrada da cidade algumas
pessoas dando a entender que fazem uma manifestação estão sendo observadas pelo
pessoal da gendarmeria. Na cidade
chegamos ao Oceano Atlântico e para nossa surpresa observamos gente tomando
banho de mar. A que temperatura estra a água? O Chapéu aproveita e para em um
Repuestos e compra o material para concertar o Ar Condicionado do carro do Gaguinho.
No hotel ele faz o repara e o carro fica quase bom pois ainda precisa de gás.
Daí para frente são 60 km até o
Hotel Austral em Comodora Rivadávia e a estrada fica sempre a beira mar com
muitas praias e falésias. Chama a atenção a cor da areia da praia que é muito
escura, quase preta mesmo. Muita gente pescando, muitas pistas de off road nas
areias e vimos até quadriciclos andando por elas. É um belo visual contrastando
muito com a monotonia do trecho anterior. Passamos em mais um controle policial
também sem problemas e enfim chegamos passando pouco das 18:00 horas pegando
um movimento grande de veículos até
achegada ao hotel.
É muito bom saber que a viagem está boa! Estamos aguardando a volta!!! Beijos e boa viagem!!!
ResponderExcluirRealmente a paisagem da Ruta 40 é muito mais bonita!Mas sempre se acha alguma coisa para apreciar! Que o retorno seja tranquilo e agradável é o que esperamos com muitas saudades!Bjs,Nancy
ResponderExcluirNossa, que contraste!! Muito monótono mesmo. Mãe,arrasa na gincana!! Bjs
ResponderExcluirMais uma vez gostei das fotos e do relato.
ResponderExcluirO avião do monumento é um Mirage III, que foi o principal avião argentino na Guerra das Malvinas, em 1982. Foi o avião que causou mais estragos aos ingleses e também o que mais sofreu perdas, tendo onze deles sido abatidos pelo inimigo.