terça-feira, 19 de janeiro de 2016

18º DIA USHUAIA


Dia sem programação efetiva. Cada um tinha a liberdade de acordar na hora que mais lhe interessasse e procurar o que fazer dentre as inúmeras opções turísticas. Café da manhã de boa qualidade no Hotel Los Acebos, porem o que mais impressiona é a vista da cidade com suas variadas tonalidades de cor e o mar com montanhas emoldurando tudo. Muito lindo.

Um grupo saiu para o centro a fim de verificar os passeios que poderiam ser comprados, outro seguiu para passeios anteriormente adquiridos, o Guilherme foi fazer uma manutenção no Subaru aproveitando a existência de um representante autorizado. Eu e Cristina com André/Mª Lucia, Bó/Paloma e Romulo/Neusa/Rosa fomos ao Glaciar Martial, bem perto do hotel. A atração esta meia caída, inclusive com o teleférico inoperante. Resta uma caminhada em subida de 01:30 mais que segundo informações vale a pena. Talvez faça amanhã depois do passeio de barco as ilhas.

Seguimos então para o Parque Nacional da Tierra del Fuego. Entrada a 100 ARS por pessoa e prosseguimos para algumas atrações. Fomos ao embarcadouro onde existe uma agência postal que carimba os passaportes por 30 ARS. Depois fomos a área do Rio Pipo onde se faz picnic e “asados”. Tivemos sorte e o Tren del Fin del Mundo estava passando e clique. Imagem registrada. Depois passamos por lagunas até chegar ao ponto final da Ruta 3, com seus 3079 km registrados em uma placa, bastante concorrida por sinal, onde todos tiram foto. Mais adiante já a pé temos o mirador da baia de Lapataia, ponto final da Argentina. Muitas fotos e um vento de gelar nos obriga a usar todos os agasalhos que levamos ao passeio e as imagens registram isso. Encontramos o Cláudio/Rosane/Rogério que tembém apreciaram muito o local. Aproveitamos para dar uma chegada em um mirante mais elevado e fizemos a trilha com cerca de 30 minutos ida e volta. Lugar muito bonito

Iniciamos a volta e paramos para fazer a trilha para ver o Turbal, não sabíamos o que era e continuamos sem saber pois fizemos a trilha completa e não achamos nada que se parecesse com um “turbal” Mesmo que ele estivesse lá não o reconheceríamos. Brincadeiras a parte o fato é que a trilha foi bem agradável de fazer e em especial num trecho bem florido onde o espirito de Noviça Rebelde baixou. Não preciso dizer em quem. Novamente nos carros já em direção a cidade cruzamos com o pessoal que estava na cidade já dentro do parque e também já vinham fazendo muitas atividades. Pelo tumulto que temos feito na cidade acho que Ushuaia não será mais a mesma depois de quarta feira quando formos embora.

Chegamos a cidade e cada uma almoçou em um lugar diferente pois as opções já estavam se esgotando devido a hora. Por aqui os restaurantes abrem para almoço, fecham e reabrem para o jantar. Aproveitamos o tempo na cidade para uma andada no comércio e uma visita ao antigo Presídio, agora um Centro Cultural bem arranjado com muitas informações não só sobre o presidio em si como toda a Tierra del Fuego. Vale a visita a 150 ARS.

No hotel já a noite uma reunião na “caverna” para queijos e vinhos e um bom papo.

Amanhã tem passeio de barco e os pinguins tem que aparecer. Até lá