quarta-feira, 5 de março de 2014

6º DIA MONTEVIDÉU - PASSEIO A PUNTA DEL LESTE

Para Punta del Leste contratamos uma van da empresa de turismo receptivo (LB Tours) que que nosso grupo ficasse mais a vontade quanto a programação e hora do regresso. Encontro marcado e a a van passa inicialmente pelo Days Inn e depois pelo Palladium seguindo então pela Costanera, um bela avenida que vai margeando o Rio da Prata. Belas praias, belas casas e com o tempo bom fomos seguindo passando ainda pela Escola Naval e pelo Aeroporto de Carrasco, neste ponto já não seguindo o litoral seguimos em uma ótima rodovia de duas pistas e a atração são os carros antigos que vemos por vezes andando ou nos ferra velho existentes e que para o nosso grupo são sempre possíveis de serem recuperados e muitas vezes arrancando suspiros, com no caso de algumas Land Rover da década de 50. Passamos pelo Pan de Azucar, uma elevação de cerca de 400 metros de altura mais que é muito valorizada aqui nos pampas onde tudo é plano. Já no dia anterior a guia não deixou de chamar a atenção para o Cerro Montevidéu com seus 134 metros de altura. No Pan de Azucar existe um Parque Ecologico onde é possível acessar a pé o topo do cerro.
Já mais próximos a Punta del Leste conhecemos o Museu e Casa de Carlos Vilaron artista plástico recentemente falecido. Enquanto a maioria ia a conhecer o museu eu, Luis e Jorge fomos até um mirante próximo onde sacamos belas fotos  e o visual das prais de Punta del Leste. Novamente andando logo chegamos a cidade onde passamos por alguns bairros com casas muito bonitas e por fim chegando a Ponte Ondulada, uma das atrações da cidade. Conhecemos a Praia Mansa e a Praia Brava com seus imensos arranha céus, alguns ainda em construção. Paramos nos "DEDOS" de Punta del Leste e depois fomos para o centro onde almoçaríamos. Lá chegando eu, Cristina, Paulão e Fátima ficamos para o almoço e os demais seguram para o Casino Conrad onde conheceram as instalações. No porto vimos uma famíla de Leões Marinhos que por ali vivem e em seguida começamos o nosso retorno a Montevidéu onde cada um tem um detalhe a aprontar para o reinício dos deslocamentos de carro amanhã pela manhã.
Para comemorar o encerramento desta etapa o jantar será no La Vaca, recomendado restaurante próximo ao hotel.





















5º DIA MONTEVIDÉU - PASSEIO A COLÔNIA SACRAMENTO

O passeio a Colônia Sacramento foi programado utilizando um serviço de turismo receptivo que contratamos no próprio hotel. As saídas ocorrem as 3ª/5º/Sábados e como estavamos divididos em dois hotéis compramos na mesma empresa, porem devido a alta procura foram usados trêsô onibus e o pessoal  ficou divido durante o deslocamento de cerca de 190 km e nos encantramos na parada do Hotel Nirvana em Nova Helvécia, localidade de colonização suiça onde nos seria oferecido um café com brioches. Saimos de Montevidéu com uma chuva leve que  volta e meia apertava e ficou difícil obter boas fotos no belo jardim do hotel pois a chuva não parava. Reembarcamos e partimos para o trecho final  até Colônia Sacramento, ainda com a chuva nos acompanhando até que na acordada do cochilo o tempo já estava abrindo com indícios de um belo sol pela frente.
Chegamos a Colônia e nossa primeira atividade foi conhecer a Plaza de Touros, erguida em 1910 e muito pouco utilizada devido a proibição das atividades e nunca mais foi dada uma outra utilidade a bonita construção feita com perfis metálicos importados da Inglaterra que lá estão ainda firmes até os dias de hoje. Novamente no onibus para um mini tour pela cidade e logo chegamos ao local de desembarque e ponto de encontro para a saída. Hora marcada e lá fomos nos no início acompanhando a guia mais logos os grupos se misturaram e acabamos ficando com o pessoal que estava no outro onibus. A cidade é bonita e pode até merecer o titulo de patrimônio   dado pela Unesco mais na realidade falta um pouco da imponência que conhecemos de Ouro Preto, se a usarmos como comparação. A cidade é bem simpática e tem um bonito farol que pode ser visitado pagando cerca de 20 pesos para subir os não sei quantos degraus. 
Com o pessoal todo dividido almoçamos em um restaurante com música ao vivo próximo a igreja e ficamos satisfeitos, embora tenha sido na minha avaliação o pior bife que comi no Uruguai. Depois do almoço saímos a caminha fazendo hora para as 16:15 que achávamos ser a hora marcada e depois de comprar algumas lembranças e sorvetes chegamos ao local de encontro cerca de 16:00 e a guia já nos chamava insistentemente pois estávamos atrasando a saída que era as 15:45 para a Granja Turística, última etapa para a atividade do dia. Tudo resolvido logo chegamos a granja onde existe uma enorme coleção de chaveiros e lápis onde passamos rapidamente e um local para a venda de geléias e outros produtos fabricados lá mesmo.
Estávamos interessados em comprar dulce de leche mais já havia acabado, então ficamos só com a visita. Regresso para Montevidéu já ao final do dia e as marcas da chuva lé estavam com muitos pontos de alagamento e ainda água corrento pelas ruas. Findo o circuito pelos hotéis chegamos ao Palladium para o banho e preparativos para o jantar. Cada um tinha um interesse diferente e assim foi feito com gente indo ao Shopping, outros para o repouso e no nosso caso foi só um banho e ida ao Mundo de La Pizza para um lanche que valeu muito a pena. O pessoal do Days Inn veio ao Panini , restaurante que já conhecíamos da noite da chegada a Montevidéu e gostaram bastante dos pratos muito elaborados do lugar.

















4º DIA - MONTEVIDÉU

Neste quarto dia de viagem o dia começou com um teste de comunicação que deu certo e pode até ser melhorado. Combinamos no dia anterior que as 09:00 fariamos uma chamada pelo PY e com algum atraso devido a essencial noite de repouso em um ambiente muito confortável por volta das 09:30 estabelecemos contato entre os dois grupos (Palladium/Days Inn). Cada um optou por uma atividade diferente na manhã mais combinamos as 13:00 estar no Mercado do Porto para o almpço. O pessoal do Palladium saiu para um passeio de bicicleta pela orla (as meninas) e os rapazes foram na caminhada mesmo marcando o regresso para as 12:00 a fim de partir de onibus para o centro da cidade. O peesoal do Days Inn foi para o centro histórico da cidade.
Passava um pouco das 13:00 quando novamente nos comunicamos via rádio com o pessoal do Days Inn já no mercado e nos descendo da Plaza Independência pois não entendemos bem as explicaçpes e descemos um pouco afastados  do mercado, o que nos valeu mais uma caminhada porém já vendo o centro da cidade.
O Mercado do Porto é uma das atrações que ninguém deixa de ir e com a presença de dois transatlânticos no porto não é difícil imaginar o quão cheio estava e cada grupo se arrumou do jeito que deu. O mercado é bem barulhento e tem a maioria das carnes em exposição já nas grelhas onde são assadas e, pelo menos para mim, é um belo espetáculo. O serviço é um pouco confuso, lembrando por vezes o Mercado São Pedro em Niterói, mais o fato é que almoçamos bem a preços bem razoáveis, levando emn consideração que o custo de vida por aqui é bem mais caro do que no Brasil. No encerramento da conta mais uma característica local que é a demora na finalização. Como em todo lugar do mundo o que não falta por aqui é brasileiro e no fechamento da conta houve um pequeno entrevero pois ele alegava que a conta da cerveja dele era da mesa do André JPX porém feita a conferência estava tudo certo. Acho que o cara é que era enfezado pois a mulher que o acompanhava n~]ao cansava de pedir calma.
Tudo resolvido saimos pata um passeio pelo porto alcançando um molhe cheio de pescadores onde batemos algumas fotos. O pessoal então foi resolvendo que queria fazer e alguns voltaram já para o hotel e outros prosseguiram pala orla já deixando combinada a atividade do dia seguinte que será o passeio a Colonia Sacramento. De onibus voltamos ao hotel onde nos arrumamos para jantar no shopping próximo e fazer mais um câmbio para a moeda local.