quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

26º DIA BUENOS AIRES

Dia livre em Buenos Aires. Será mesmo? Só para alguns pois já tem gente na estrada para São Borja (Chapéu/Cristina/Gaguinho/Fernanda), a Rosa esta voltando de avião para São Paulo, Demir e Claudio foram levar o carro para fazer as revisões programadas na Renault.

Quem pode acordou na hora que quis para o farto desayuno do Hotel de Las Américas e fazer a programação do dia. Passear. Fizemos umas comprinhas no supermercado Disco onde tinha boa variedade de vinhos. Quando estava escolhendo Cristina sem querer e ajudada por uma arrumação deficiente derrubou um garrafa de vinho. Ainda bem que era de 50 pesos pois se fosse de 500 teríamos que arranjar um canudo para não desperdiçar o precioso líquido.Tudo pago, embalado e embarcado no caro fomos a Livraria El Ateneo na  Santa Fé. Funciona em um antigo teatro e é muito bonita valendo a visita. Quem deu a dica foi o Sylvio. Lá comprei um Guia da ACA que por certo vai ajudar no planejamento de próximas expedições.
Depois compras rápidas na calle Florida e um almoço bem barato em uma comida a quilo na Lavalle. Foi a primeira que encontramos na Argentina até agora.
Para a noite a programação é um show de tango. O Demir vai liderando o grupo.
Depois completo as noticias.

25º DIA BAHIA BLANCA - BUENOS AIRES


Noite bem dormida no Parador Austral de Bahia Blanca e a impressão de que ele não é preparado para grupo se confirmou totalmente no café da manhã pois foi um tumulto completo. Faltou de tudo e a reposição era totalmente aquém das necessidades. Tive a impressão que o hotel só tinha duas funcionárias pois só elas apareciam em todas as posições. Como nosso interesse era o desayuno e parti,r não prolongamos nada e todos nos carros era hora do já tradicional aviso sonoro de partida e da chamada rádio: - Chapéu, o pessoal já esta se movimentando? Tudo certo presidente. – Atenção faróis, andando. E o comboio partia se ajustando nas posições.

Na estrada já no inicio novamente uma duvida devido as indicações dos diferentes GPS e novamente a decisão de seguir pela Ruta 3 para completa-la integralmente. O primeiro pipi stop foi programado para Tres Arroyos e o segundo para a localidade de Azul. A estrada de pista simples agora apresenta um movimento bem maior e juntamente com a mudança do visual, agora com diversas plantações de girassol, milho e outras e também da presença de gado não torna necessário o desenvolvimento de atividades recreativas, sendo a atenção canalizada para as inúmeras ultrapassagens que temos que realizar. Como comentado anteriormente o preço dos combustíveis continua subindo.

Pouco antes de Canuelas fazemos o último pipi stop e partimos para ingresso nas auto pistas onde fazemos o trecho final para Buenos Aires. Para a chegada na cidade preparamos o comboio para trabalhar em pequenas equipes, todas se comunicando mais evitando aquela fla interminável de carros. Dá tudo certo e por caminhos pouco diferentes todos chegam ao hotel  de Las Americas na Libertad 1020 que não tem estacionamento próprio, porem ao lado tem um que atende perfeitamente. O única carro que não conseguiu entrar foi o do Fanara devido ao bagageiro no teto mais logo a frente ele conseguiu outro e por lá ficou.

Na chegada muitos pedágios e para nossa surpresa independente da tabela cada um cobra um valor diferente. No mesmo pedágio tinha carro pagando 10 ou 11 pessos, mais a frente no de 8 teve carro pagando 5. Completamente aleatório. Minha tese e de que não tendo troco eles são obrigados a arredondar para baixo. Será?

A noite uma comemoração no El Palácio de Las Papas Fritas na Lavalle 735 para encerrar com chave de ouro mais uma etapa da expedição. Todos fartos com o jantar fizemos um agradecimento publico a todos os participantes já que seria a nossa ultima oportunidade de estarmos juntos. A partir de amanhã o grupo começa a seguir por caminhos diferentes de acordos com suas necessidades. Comigo ainda ficam 10 carros até o Chuí.

Agora é aproveitar o dia livre em Buenos Aires.

 












 
 

24º DIA PUERTO MADRYN - BAHIA BLANCA


Depois do prazeroso mais cansativo dia na Península Valdés  não nos restava alternativa que não fosse sair cedo para os cerca de 700 km até Bahia Blanca. No hotel Yene Hue pela manhã a dificuldade em descer dos quartos pelos elevadores, pequenos e lentos, quase fez com que o comboio atrasasse mais não passou do quase.

Comboio arrumado iniciamos então o deslocamento e como uma parte estava em um lado da pista e outros no outro lado resolvemos começar a andar e nos encontrar na rua de tras já encaminhando a saída da cidade. Tudo certo esta o comboio já formado saindo da cidade e em uma virada rápida direita e esquerda alguém bobeia e ......... Cadê o comboio na minha frente? Cidade pequena e GPS a postos, mais a frente o comboio se reencontra para pegar a Ruta 3 na direção de Buenos Aires, cidade que será o nosso próximo ponto com dois pernoites e ponto final de mais uma fase, onde alguns participantes irão seguir por caminhos diferentes até suas residências.

Estrada livre, sem o vento forte para incomodar, seguimos para Sierra Grande onde fazemos nossa primeira parada para o pipi stop. Teríamos que abastecer pelo menos uma vez no percurso e alguns carros abasteceram mais o que nos chamou a atenção foi a existência de uma fila com um bom tamanho para abastecer. De volta a estrada a paisagem monótona pedia novamente que alguma atividade fosse desenvolvida para manter todos atentos e a Gincana Cultural foi a escolhida mais uma vez. Fizemos muitas perguntas aos participantes que se revezavam nas respostas e iam acumulando pontos para o resultado final.

Com pouco mais de 270 km rodados chegamos a San Antonio do Oeste com a intenção de abastecer e fazer um lanche mais ao chegarmos na rotatória de intercessão entre as estradas RN3 e RN51 verificamos nos dois postos de abastecimento filas intermináveis. Inicialmente ficamos até assustados pois não compreendíamos o porque das filas, mais ao pararmos para o lanche indagamos ao pessoal e a resposta é que até ali o combustível tem um preço diferenciado, reduzido e que acima de um determinado ponto passava ater o preço normal. Realmente verificamos isto in loco pois o combustível  Euro que estava colocando na faixa de 12 pesos por litro chegou a 14,51 em Viedma e para 15,59 em Bahia Blanca. Ainda bem que nosso percurso na Argentina esta acabando.

Na saída do lanche uma certa duvida a respeito da rota para Bahia Blanca pois alguns GPS indicavam o melhor caminho pela Ruta 51 e outros pela Ruta 3. Embora pouco maior decidimos pela 3 pois estávamos na caminho para percorrer a ruta de ponta a ponta e não é todo mundo que consegue tal fato. Prosseguimos então passando por Viedma onde abastecemos para depois seguir direto para Bahia Blanca. A atividade recreativa neste trecho foi o Bingo Rodoviário mais a monotonia da paisagem, as retas intermináveis e o fato de ser realizado depois do lanche deixou o pessoal precisando muito de um café na próxima parada. Registro que até esta edição do bingo ele era bilíngue pois era cantado em português e em turco. A pedido do convidado especial da viagem a ultima edição foi em português pois ele queria ter certeza de que já compreendia todos os números. Não sei a resposta pois ele não bingou. rsrsrsrsrsrs

Tudo certo, chegamos cedo a Bahia Blanca, cidade grande com mais de 300.000 habitantes, com muita atividade comercial e com GPS a postos e endereço do hotel marcado vamos para lá. Chegamos sem maiores dificuldades e como tínhamos informação de que somente duas vagas existiam no hotel paramos ao lado em um posto da YPF para abastecimento e acertos. O Sylvio, que tinha vindo antes de Puerto Madryn já estava por lá e de repente a notícia. O hotel não é este. Como não é este? O endereço no caderno de planejamento esta correto. Para encurtar a historia. Existem três hotéis em Bahia Blanca com nomes muito parecidos e por alguma confusão do operador da reserva na Argentina houve a troca de endereço e o nosso Parador Austral e não Hotel Austral ficava amais de 4 km de distância e para lá rumamos cada um seguindo as suas indicações de GPS. Roda para lá e para cá e a cidade esta acabando e nosso hotel não chega até que de repente! Chegamos. Aparentemente o hotel não esta acostumado a trabalhar com grupos pois existiam poucas pessoas para atender mais no final dá tudo certo, pois conseguimos colocar todos os carros na área de estacionamento e ter um local para o encontro de final de dia, atividade já tradicional na viagem mais que tem que ser improvisada diariamente. Desta vez fizemos no próprio restaurante do hotel que permitiu a reunião que se prolongou por bastante tempo. O fato do hotel ser na saída da cidade já facilitou a saída no dia seguinte e por ser perto do Walmart permitiu a renovação do estoque de cerveja e com um Shopping Bahia Blanca perto alguns participantes da expedição foram matar as saudades de uma praça de alimentação. O pessoal que ficou no hotel pediu pizza que de inicio não teria mussarela, tendo sido necessária a mudança do fornecedor. Rsrsrsr. Não fiquei por lá para saber o resultado pois estava cansado e fui para o banho e cama. Não deu nem tempo de postar o blog.






 
 
Bingo Rodoviário