sábado, 14 de abril de 2018

Desafio Andino - Dia 12 de abril de 2018 - San Pedro de Atacama - Arica

Grande a movimentação logo cedo no Hotel San Sebastian em San Pedro. Desayuno resolvido carros arrumados com abastecimento de véspera e lá vamos nos para a estrada. Céu azul e pista livres e deserto por todos os lados nos 100 km até Calama, onde vamos fazer uma parada  estratégica para a substituição da bateria do carro do Gilmar e Clarisse.
Lá chegando o comboio se dividiu e Gilmar e Claudio Mag foram ao repuestos e os demais fizeram um rapido pipi stop no COPEC já na saída da cidade. Comunicações via rádio funcionando muito bem lá vamos para a estrada acompanhando o rápido progresso no reparo do veículo.
De volta ao deslocamento agora para a localidade de Maria Elena passamos por Chuquicamata, a maior mina de cobre a céu aberto do mundo e pudemos constatar a grandeza da operação e as alterações no meio ambiente. É muito grande a movimentação de terra no local. Vamos em frente e na estrada em ótimas condições vamos descendo dos 2500 metros para cerca de 1000/1500 que nos acompanhará até o final do dia em Arica.
Em Maria Elena, antiga capital Salitreira do Chile, fizemos uma rápida parada para fotos, lanches e pipi stop. A cidade já foi de grande importância econômica para o Chile e sua estrutura urbana e industrial mostra isso, mas esta parada no tempo com a industria parcialmente desativada e muitos prédios vazios devido a perda de competividade do Salitre do Chile naturalmente extraído com o artificialmente produzido.
Vamos embora passando por areas bem devastadas pela mineração ou simplesmente por ser um deserto sem maiores atrações. Qualquer alteração no visual da estrada é motivo de comentários no grupo para ser manter ativo e atento na direção. Conta postes, vê dutos e etc. Qualquer coisa vale.
Iamos parar em Oficina Vitória onde consta a existência de um posto de COPEC mas não o encontamos. Deve ser be, pequeno e ter somente o combustível, mas nos precisávamos de um pouca mais de apoio. Prosseguimos mais 50 km e chegamos ao BR de Pozo Almonte onde abastecemos os veículos e participantes. Vale o registro que de uma maneira geral os carros a gasolina tem um desempenho em consumo bem melhor do que no Brasil devido a qualidade do combustível.
Trecho final para Arica e e apesar da estrada ainda ter deserto por todo lado començam a aparecer as longas descidas e subidas para o cruzamento de vales onde as terras são utilizadas para a agricultura. Mais uma vez podemos constatar e apesar do deserto é só aparecer um fio d'água que a paisagem se transforma.
Final de tarde e chegamos ao nível do mar e a Arica onde encontramos o Hotel Apacheta localizado a beira mar com um estilo arquitetonico que surpreendeu a todos. André e Maria Lucia que haviam saido um dia mais cedo de San Pedro para uma parada em Iquique já nos aguardavam e a confraternização foi geral.
Três eventos ainda nos aguardavam no dia. O banho de mar no Pacífico proporcionado pelo Cricri, o belo por do sol largamente fotografado e um jantar no Don Floro com a participação de todos.
Dia puxado heim................. Foram pouco mais de 720 km de muita atividade.