quarta-feira, 5 de setembro de 2012

18º DIA SAN PEDRO DO ATACAMA - PURMAMARCA (AR)

Em um esforço de reportagem vou fazer a pastagem via iPAD, com todas as dificuldades de quem não domina a tecnologia. Seguem as informações.
Saímos do Hostal Don Sabastian depois do desayuno por volta das 07:30 pois a Aduana chilena só abre as 08:00. Chegamos cedo e fomos os primeiros da fila e sem muita demora nos desvencilhamos da burocracia. Hoje o comboio seguira uma nova programação pois o Roberto, Luís e Toledo seguirão na frente tentando chegar o mais perto possível do Brasil, deixando os demais cumprindo a programação da expedição. O problema do superaquecimento esta sob controle, porém não esta resolvido, sendo então a melhor opção abreviar para eles o retorno. Estaremos seguindo atras para dar o apoio que for necessário.
Saindo de San Pedro logo um subida bem acentuada nos espera, até chegarmos aos 4837 metros, fomos devagar e parando para as diversas fotografias de praxe. Um vento frio fazia com que as seções de fotos fossem bem rápidas. Paramos em salares, inauguramos ótimos lugares para o pipi stop e quando chegamos ao Paso Jama o Chapéu já estava saindo com o Roberto e Toledo. Não conseguimos mais contato radio com eles depois.
Tramite tranquilo na Aduana Argentina e parada para abastecimento e lanhe em Jama, de onde saímos por volta das 12:30 em direção a Susques. Estrada plana e de uma maneira geral em bom estado da um bom rendimento na viagem e os salares vão se sucedendo, assim como ovisual bem inóspito da região.
Passamos por Susques e a estrada  piora um bocado , na serra do "mal Paso" . Neste trecho encontroamos muitos animais soltos na pista, como lhamas, burros, e "outros mas" , que e ótimo para a fotografia mais perigoso para quem dirige. Rodar a noite por aqui só em ultimo recurso. Passando este trecho chegamos a Três Pozos e a estrada melhora novamente e logo chegamos a Salinas Grandes, onde paramos para ver as esculturas de sal. Algumas compras feitas e começamos a subir novamente em uma estrada cheia de curvas até chegarmos aos 4170 metros, ponto máximo no lado Argentina na ruta 52, em que estávamos. Rápidas fotos e descemos pelos caracoles da 52 até Purmamarca, onde chegamos pouco depois das 16:00 horas. Encontramos uma Hostelaria e com vaga para todos ficamos para o pernoite. Purmamarca e uma cidade bem pequena encravada nos "cerros" que as cerca e tem visuais muitos bonitos com as variedades de tons nas colinas. Tem também um movimentado comercio de artesanato.
Por torpedo recebemos a noticia de que o primeiro grupo chegou a Joaquim Gonzales, cidade que os deixa mais próximos de Resistência. Estão todos bem e os carros também.
Temos inúmeras belas fotos mais só postarei amanha de Salta.














































17º DIA SAN PEDRO DO ATACAMA

Continuamos com vida de turistas e o grupo que foi aos Géiser do El Tatio acordou as quatro da manha para pegar o nascer do sol já no passeio. Pegaram m frio de rachar, cerca de -7 graus C . Depois seguiram para o povoado atacamenho, chegando de volta perto do meio dia. Eu, Cristina, Paulo, Luís e Chapéu fomos as Lagoas Altiplanicas e curtimos um visual belíssimo. Teve gente que só ficou no descanso, mais os com mais disposição embarcaram em mais um passeio para o Salar de Tara, só retornando no inicio da noite.
Bem, agora e hora de se preparar para cruzar os Andes mais uma vez e cruzar o noroeste da Argentina em nosso retorno para Niterói.
Internet muito ruim em Purmarmarca, posto as fotos de Salta.