quinta-feira, 5 de abril de 2018

Desafio Andino - 05 de abril de 2018 - Resistência - Santiago del Estero


Embora a previsão fosse de uma saída do hotel Nyat Urban de Resistência um pouco tumultuada devido a exiguidade de tempo e de espaço para todos aproveitarem o desayuno no final foi tudo tranquilo. Um bom café da manhã, check out rápido e lá estávamos para retirar os veículos do estacionamento. Atrapalhamos um pouco o tráfego local mas faz parte do jogo pois estamos por aqui ajudando a movimentar a economia local, ao menos na quantidade de cervejas vendidas.
Inicio lento devido aos muitos sinais e obras mas as 08:00 já estamos rodando os primeiros km do dia. Com cerca de 15 km percorridos na Ruta 11 já estamos em condições de ingressar na RP89, de terra e passando por pequenas localidades, decadentes devido a subutilização da linha ferroviária local. Estrada muito pouco utilizada nos permite andar em boa velocidade e fazendo algumas paradas para fotos bem interessantes pois estamos no Chaco Argentino e sua biodiversidade e semelhante ao de nosso Pantanal, além de conhecer um pouco das pessoas e atividades do interior do país, que com certeza não esta nos roteiros turísticos.
Passamos por Cote Lai, Charadai, Samuhu e por fim, depois de 171 km de rípio, animais na pista e algumas escorregadas chegamos a Villa Angela, local de nosso primeiro abastecimento. Aqui duas histórias interessantes. A primeira envolvendo o Ricardo e Sonia que, devido a poeira na estrada, por segurança estavam bem afastados do carro da frente e ao ingressarmos na cidade inadvertidamente seguiu uma Duster da mesma cor da do Claudio e Rosane só que Argentina, ocasionando um rebuliço no comboio. Mais uma vez ficou demostrada a importância do rádio pois com muito papo e um posicionamento do Luis e Chapéu tudo foi contornado. No posto ao conversarmos a intromissão do argentino foi identificado como a origem do problema. O segundo fato foi ao estar pronto para sair com o comboio fui chamado para uma entrevista. Pois é isso mesmo. Tinha um repórter/câmera com todo o equipamento e queria saber de onde eramos e o que fazíamos. Dei as explicações de praxe e lá fomos nos sendo fotografados e acompanhados por motocicletas para identificar nossos adesivos.
Agora no asfalto, em ótimas condições por sinal, seguimos ainda pela RP89 até Gal Pinedo onde ingressamos na RN11. Área com muitas plantações que mostram bem qual é a atividade econômica local. Já na RP11 começa nos chamar a atenção o grande numero de motocicletas, de brasileiros e argentinos, que nos ultrapassam a velocidades bem altas. Não sabíamos o motivo até parar e Quimili para lanche e reabastecimento onde ficamos ilhados no meio de muitas motos no posto, sendo a alternativa escolhida por alguns seguir para outro posto mais a frente. O porque de tanta moto é que estamos no final de semana da prova internacional de moto GP na Argentina que acontecerá em Termas do Rio Hondo, localidade a pouco mais de 70 km de Santiago del Estero que era para onde nos dirigíamos.
O interessante é que os moradores locais, pais e filhos, ficavam a beira da estrada para acenar para as motos mas nosso comboio com 15 carros também chamava a atenção e tivemos nosso momento de celebridade.
A tarde já findava quando passamos no pedágio de 25 ARS (pesos) na chegada de Santiago del Estero, e bem orientados pelo GPS e Maps achamos fácil o hotel que fica no centra da cidade. Também atrapalhamos um pouco o transito e principalmente o responsável pelo estacionamento do hotel que ficou bem surpreso com a nossa chegada. No fim tudo resolvido e passando um pouco das 18:00 já estava dando um rolé pela cidade pois a internet do hotel não estava funcionando.
A noite um jantar no Las Lenitas com a participação de um bom numero dos expedicionários.

Desculpe não haver fotos hoje. Internet péssima no Hotel Centro de Santiago del Estero.