quinta-feira, 12 de abril de 2018

Desafio Andino - Dia 11 de abril de 2018 - Passeio as Lagunas Altiplanicas

O dia de hoje foi reservado ao passeio as Lagunas Altiplânicas de Miscanti e Miniques, de quebra tentaria chegar ao Salar de Aguas Calientes.
As oito eu, Luis, Guilherme, Angela, Gilmar e Clarisse estavamos prontos para sair. Caminho de asfalto passando em Toconao onde fizemos uma breve parada para fotos de igreja e plaza. eguimos até Socaire onde outra parada era programada mas a posição do sol nos fez deixar para depois.
Agora uma surpresa. A estrada até o Paso Sico esta asfaltado, encurtando bem o tempo dispendido no deslocamento para as lagunas. Belo caminho algumas paradas fotográficas aproveitando o pequeno numero de carros no comboio.
Chegando as lagunas pagamos o ingresso de 2500 CPL para os maiores de 60 anos e mais uma vez ficamos admirando a beleza local. Tenho como registro que a minha melhor foto até hoje foi composta aqui, com a laguna o vulcão e uma pequena cabana local. Tentei repetir mas a de 2012 ainda acho melhor.
Miscanti e Miniques curtidas e fotografadas partimos para um laguna que tinha na lembrança de ter achado muito bonita quando passei por aqui em 2010 na minha primeira vinda ao Atacama. A estrada de asfalto facilitou cobrir os 43 km até o Salar de Aguas Calientes, local de uma beleza exuberante que tem hoje seu acesso dificultado devido a gravação não autorizada de desses programas independentes exibidos pelo canal Off. Do mirante então tiramos um tempo para apreciação da paisagem. Tudo resolvido vamos retornar a San Pedro para a atividade noturna de observação das estrelas.
Visando aprontar os carros passamos pelo Posto COPEC de San Pedro, localizado na rua Toconao para abastecimento dos veículos e aí, outra surpresa, o carro do Gilmar dá uma pane de bateria. Acionado o Chapéu, que estava no Hotel San Sebastian, na rua Domingos Atieza vai lá e tras de volta o carro para os ajustes finais. Diagnóstico feito e a bateria esta condenada e outra só em Calama. Amanhã compramos na passagem para Arica. Sorte termos um carro no comboio com pouca eletrônica embarcada (Cláudio e Angela) que teve condições de deslocar até Calama emprestando sua bateria para o Gilmar e Clarisse.

O demais da expedição percorreram a cidade, visitaram a igreja e infelizmente constataram que o belo museu de arqueologia foi fechado em 2015 e não reabriu mais. Outros foram ao El tatio e a Laguna Cejar para um banho em águas bem salgadas.

A noite atividade de observação celeste, com guias contratados.
Seguem algumas fotos.