Noite tranquila no Los Antigos Patagônia,
dasayuno more or less e internet fraca.
Eta viagenzinha poliglota. No grupo a comunicação se dá de varias formas e no
final todos se entendem.
Abastecidos saímos as 08:10 para
a pernada que mais me preocupava em termos de tempo e em relação ao
abastecimentos dos carros, em especial os a gasolina. Eram 666 km com o trecho inicial
de pouco mais de 180 km pela Ruta 41 que é muito pouco usada e que no período do
inverno chega a ser fechada por causa do gelo/neve. Tinha especial atenção por
ser um trecho que não consta em muitos roteiros por não ser muito conhecida e
era uma aposta minha em fazer um caminho diferente, com dificuldade off road e
com muitas belezas naturais. Seguimos inicialmente por uma estrada bem traçada,
larga e com ótimo piso, poucas costelas e que nos dava um visual muito legal do
Lago Buenos Aires e de um canion com o rio ao fundo. Tradicional foto e vamos
em frente até que em uma ponte uma plana nos preocupa. INTRANSITABLE. Caramba,
já andamos cerca de 40 km e vamos ter que voltar tudo? Avaliação da ponte por
cima e por baixo, temos engenheiro no grupo e também trilheiros que já passaram
por muita ponte de madeira. Esta era de metal com piso de madeira mais estava
bem firme. Mais a frente outra placa que de binóculo lemos – Estrada fechada
por gelo – Não seria o caso pois no verão não tem gelo na região. Resolvemos
passar com os carros individualmente e sem passageiros e mandar ver para
frente.
Aquela estrada bem traçada e
larga fica para trás mais continua em ótima condição, inclusive sem as terríveis
costelinhas. O visual muda mais a beleza continua até que!!!!!! Vem um carro em
sentido contrário. Cumprimentos e a pergunta que não quer calar. Como esta a
estrada pela frente, até Paso Roballos? Mui linda, tranquila nos diz o
argentino que já foi duas vezes ao Rio de Janeiro e mora no Ushuaia. Mais
aliviados curtimos mais tranquilidade a
paisagem com várias paradas para fotos. O frio chegava por estávamos subindo e
também porque o vento Patagônico já mandava seu cartão de visitas. A paisagem
mudou completamente pois agora a impressão era de que o comboio trafegava pela
trilhas da lua pois a vegetação era inexistente e sobrava areia e pedra. A
beleza ficava pelo contraste pois nos poucos lugares onde corria um filete d’água
o verde aparecia e criava vida em seu entorno. Levamos cerca de 02:30 para
percorrer 90 km e ainda tínhamos mais 90 até a primeira parada programada em
Bajo Caracoles. A estrada melhorou e a velocidade idem. Passamos pelo Lago
Guio, muito belo e cor uma cor maravilhosa. As fotos dão o registro. Vimos
flamingos, lebres, ovelhas sendo criadas de forma extensiva. Passamos pelo
Parque Nacional da Patagônia e muitos guanacos faziam pose para fotografia.
Tatus também são avistados. Finalmente chegamos a Ruta 40 com um asfalto espetacular
e mais 12 km e chegamos a Bajo Caracoles. Um oásis no deserto com uma estrutura
mínima para manter a sobrevivência. Abastecimento para os veículos e uma
lanchonete onde compramos um sanduiche de jamon com queso e agua saborisada de
manzana. Aproveitei para comprar um adesivo da RN40 também. Na saída para El
Calafate mais uma surpresa com o GPS. Ele não fez a rota direta porque esta
faltando um mapa. Sem problema porque a estrada é bem sinalizada para El
Calafate e é só acelerar. Pelas informações anteriores ainda previa um trecho
de pouco mais de 150km de rípio dentro dos 400 km que faltavam até o destino.
Previsão de chegada para as 20:00. Retas intermináveis em ótimo estado,
guanacos em profusão, algumas emas também e nas proximidades de Governador
Gregores o ripio recomeça. Até o Lago Cardiel pistas largas em que a velocidade
de 80 km não atrasa tanto. Já nos 50 km finais a estrada esta em obra para a
pavimentação e temos que ir por um desvio lateral que se não é dos piores,
reduz significativamente a velocidade e ocasiona um furo no pneu do carro do
Gaguinho. Por sorte o pneu foi abaixando devager e chegamos ao asfalto onde foi
feita a primeira tentativa de troca. Comboio parado na estrada com um vento
frio de rachar. Chapéu e Gaguinho não conseguem arriar o pneu estepe porque
alguma coisa esta travada e nesta condição a opção e encher o pneu e rodar até
onde der. Mais a frente temos a cidade de Tres Lagos onde alguns GPS dão a
informação de ter um posto de combustível. Chegamos até lá com algumas
necessidades. Trocar o pneu e abastecer os carros a gasolina que já estão com nível
critico de gasolina pois o rípio cobra um certo preço em consumo.
No posto o primeiro problema é
que não tem gasolina. Só diesel – Gasoil – que nem serve para os carros mais
modernos. Conta para lá e pra cá e a opção é uma só. Seguir em frente até onde
der e se alguém ficar sem combustível um carro diesel reboca com cinta. O Cláudio
vaz uma avaliação e resolve ir um pouco a frente para colocar uma velocidade
que dê uma melhor média e vai
em frente. No ‘posto’ o pneu de Gaguinho não sai mesmo sendo substituído pelo
estepe do Chapéu que tem a mesma medida.
Na estrada para os últimos 180 km
do dia com previsão de chegada para as 22:00. O sol ainda esta presente e é uma
garantia pois fazer as coisas a luz do dia é muito melhor. Velocidade para
fazer o combustível render e mais na frente encontramos o Cláudio que se
reincorpora ao comboio. Computadores de bordo trabalhando a mil, todos com
informações positivas garantindo a chegada sem maiores percalços. Passamos o
Lago Viedma e depois chegamos ao Lago Argentino, em cujas margens se localiza a
cidade de El Calafate. Faltando cerca de 50 km para achegada os alarmes de combustível
acendem nos Duster. Vamos em frente e passando das 22:00, ainda com o sol
incomodando a visão, pois estava quase se pondo chegamos ao hotel. Cláudia e Demir
vão direto abastecer e o carro pega 51 litros. Se considerar que o manual
informa a capacidade do tanque com cerca de 50 litros dá para perceber que
chegaram só com vapor de combustível. A noticia boa é que pouco antes de El Calafate meu GPS recuperou a capacidade de navegar e esta tudo certo.
Hotel de primeira qualidade,
todos instalados, vamos nos preparar estes dois dias por aqui.