sexta-feira, 7 de setembro de 2012

20º DIA SALTA - PASO DA PATRIA

Via iPAD
Saímos as 07:45 de Salta, depois de uma ótima noite no Hotel Wilson. O preço foi de 450,00 ARS por habitacion matrimonial, um pouco caro mais que compensa pela localização e por incluir a cochera para os carros. Salta e muito agradável e o pessoal aproveitou bastante, justificando o adjetivo de La Linda.
Sem maiores problemas seguimos pela ruta 9, pagamos o primeiro peaje do dia ainda próximos a cidade, estrada boa, com pista dupla e sem muito movimento. Mais adiante a pista continua dupla porém sem o canteiro divisório, bem parecida com a Via Lagos. Com pouco mais de 100 km pegamos a ruta 16 para a nossa primeira parada programada, que seria em El Galpon. Foi em uma estação de serviço da Refinor onde utilizamos os banos do comedor. Parada rápida e vamos em frente, o gps insiste em propor um caminho mais longo pois parece estar faltando um trecho da estrada na base de dados. Não tem problema pois já conhecemos o caminho. Estamos andando bem e perto das 12:00 já estávamos passando por Monte Quemado, lugar da nossa segunda parada e abastecimento. A lanchonete nos atendeu bem e o diesel continua subindo de preço, chegando agora perto dos 3,50 reais por litro. Em Corrientes passara dos 3,60 reais por litro. No próximo abastecimento vou usar a minha reserva de 20 litros, a um custo de 1,90 reais por litro.
A estrada alterna trechos com pavimentação irregular e outros como um tapete, perto de Pres. Roque Saenzpena alguns trechos estão em obras. Estamos no Chaco e fazendas de gado, algumas plantações já colhidas e a industria carvoeira e de moveis estão presentes.
Em Pampo del Inferno uma parada rápida para a tradicional foto junto a placa de sinalização e com o bom andamento do deslocamento resolvemos antecipar a terceira parada e depois seguir direto até Corrientes. Na estrada novamente o transito começa a ficar pesado a partir de cerca de 100 km antes de Resistência, e o gps apresenta novamente a falta de alguns trechos mais que não nos causam problemas. Mais um peaje de 3,50 ARS e chegamos as Resistência, onde passamos pelo contorna da cidade acelerando o deslocamento. Mais um pedagio de 2,50 ARS e passamos pela ponte Gal. Beltrano, muito bonita, sobre o Rio Paraná.
Chegamos a Corrientes pouco depois das 18:00 horas depois de andar mais de 800 km, em um dia com ótimo rendimento. Abastecemos e fomos aprocura de um hotel. Pegamos algumas informações no posto e no gps e fomos a luta. Embora estivéssemos em uma região marcada por atos de bravura no decorrer da Guerra do Paraguai, no nosso caso a luta foi inglória pois não achamos nada. Era hotel lotado por equipe de basquete,outro com congresso de médicos e talvez pelo feriado do dia do mestre no próximo dia 11, o fato foi que não achamos vaga. Opções existiam duas: Retornar a Resistência , onde o hotel conhecido era bem grande ou então seguir em frente e ver o que encontrávamos, sabendo que a próxima cidade com apoio confirmado seria Posadas, a pouco mais de 300 km de distancia. Depois de algumas consultas estávamos embarcando nos carros quando um argentino nos indicou um hotel em uma localidade chamada Paso da Pátria, a pouco mais de 35 km na direção de Posadas, onde ele conhecia o dono de um hotel a beira do Rio Paraná. O hotel nos pareceu da melhor categoria e então começamos o deslocamento. Já esta noite, passando um pouco das19:30 horas quando o comboio reiniciou o seu deslocamento, deixando Corrientes para trás. Estava bem escuro e com algum trafego na estrada até que cerca de 30 km depois identifiquei um controle policial e rapidamente ajustamos o comboio. Sucesso total de não tivéssemos passado da entrada para o Paso da Pátria. Encosta no acostamento para cruzar a rodovia e retornamos para o controle policial, que parece não entender o que aqueles sete carros querem fazer. Ficam olhando e de maneira bem tranqüila conseguimos fazer a manobra. Entrando para os 10 km finais vemos o anuncio de um hotel chamado Remanso e vamos em frente, e ao chegar na localidade logo o identificamos e vamos para as consultas. Depois de papo para lá e para cá, conseguimos seis habitacionais dobles e uma para quatro pessoas, o que nos atenderia com tranqüilidade. Acertamos o preço em 122,00 ARS por pessoa e fomos jantar pois a fome era negra. Agora, com todos alimentados, vamos descansar para o dia de amanha, que ser for possível pretendemos adiantar alguns km.
Recebemos noticia do primeiro grupo com a informação de que todos estão juntos e que iriam tentar chegar nas proximidades de Campinas. Em Foz tiveram alguma dificuldade me achar hotel devido ao feriado, nos indicando que devemos fazer alguma modificação em nosso planejamento. Parece que o carro esta se comportando bem. Boa sorte para eles.
As fotos de há ficam para depois.