sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

21º DIA RIO GALLEGOS - COMODORO RIVADÁVIA


Amanhecer frio em Rio Gallegos. Café da manhã atrasou um pouco no Hotel Santa Cruz e quando abriu foi literalmente invadido pelo nosso grupo. Conclusão, em 5 minutos já não tinha mais isso e mais aquilo. Talher nem pensar. Foi quase um salve-se quem puder. De qualquer modo o pessoal do hotel repôs rapidamente o que faltava e concluímos nosso desayuno sem maiores  problemas.

Arrumado o comboio na porta do hotel partimos para o abastecimento na Costanera de Rio Gallegos no YPF, bem próximo ao monumento a participação da Força Aérea na Guerra das Malvinas. Rio Gallegos foi uma importante base e ponto de saída para muitos ataques as forças britânicas. Neste posto fiquei com um má impressão a respeito da quantidade de combustível que abasteci. Achei demais e na conferência junto ao Vitor e com Chapéu eles também acharam o consumo um pouco mais elevado do que o normal. Posteriormente na avaliação final de consumo vou entender o que aconteceu.

Estrada boa, chuva leve, frio e vento. Segue o comboio passando pelo primeiro controle sem maiores problemas. Seriam pouco mais do que 740 km só de asfalto e as informações iniciais previam dois postos de abastecimento sendo o primeiro em Comandante Pietra Bueno (km 240) e o segundo em San Julian (km 360). Resolvemos parar logo no primeiro para garantir o combustível principalmente para os carros a gasolina. O frio disse presente e de certa forma estava bem mais intenso do que lá no Ushuaia e todos se protegiam do jeito que dava. A temperatura na verdade não desceu de 10/12°C mais o vento fazia a sensação térmica estar bem mais baixa.

Abastecidos fizemos rapidamente o trecho curto de 120 km sob chuva e frio em uma estrada com paisagem muito monótona. Anteriormente já havíamos realizado o primeiro auto bingo tendo havido empate tríplice entre a Neusa, Paula e Rosane, sendo que no desempate a feliz ganhadora do premio foi a Rosane.

O bingo não foi a única coisa que movimentou o dia de hoje. Em uma hora que chovia bem um guanaco cruzou a pista entre um caminhão de combustível e um carro que vinha em sentido contrário, dando um bom susto no pessoal. Pouco depois um argentino forçou a ultrapassagem e deu de cara com uma pick up no sentido contrário tendo que fazer uma manobra arriscadíssima no acostamento contrário. Felizmente no final deu tudo certo. A paisagem continuava a mesma e chegando aSan Julian paramos em um controle policial que estava levantando dados sobre alguma coisa e todos os carros precisaram postrar a documentação do condutor e do veículo. Por sorte nossa parada seria logo a frente e conforme nos liberávamos seguíamos para o posto onde só os carros a gasolina abasteceriam e não haveria parada para o lanche pois já tínhamos a informação no GPS que pouco mais de 120 km a frente teríamos outro posto YPF( Três Serros) na Ruta 3. Pra encerrar o assunto abastecimento até o momento a Ruta 3 se mostra bem mais estruturada do que a 40. De trecho em trecho tem postos da YPF que prestam o apoio necessário para você viajar com tranquilidade. Não deveria ser diferente pois a Ruta 3 é a principal via de ligação de Buenos Ares com o sul da Argentina.

Agora a paisagem é monótona mais a chuva passou, ressaltando o caráter inóspito da região. Conforme vamos nos aproximando de Caleta Olivia aparecem alguns poços de petróleo, atualmente a força econômica na região. Realizamos agora a competição de perguntas e respostas tendo havido empate entre o carro do Boanerges/Paloma/Romulo/Neusa e o do Cláudio/Rosane/Rogério. A competição foi bem interessante e fez o tempo passar rápido.

Chegando a Caleta Olivia o visual muda completamente. A natureza bruta e intocada e substituída pelo que o homem pode fazer de pior. Muita terra mexida e lixo em profusão que devido a forma inadequada de descarte é levado pelo vento ficando preso nas cercas de arame dando um aspecto HORROROSO a quem chega a cidade. As construções também não ajudam e no final das contas fica tudo muito feio. A entrada da cidade algumas pessoas dando a entender que fazem uma manifestação estão sendo observadas pelo pessoal da gendarmeria.  Na cidade chegamos ao Oceano Atlântico e para nossa surpresa observamos gente tomando banho de mar. A que temperatura estra a água? O Chapéu aproveita e para em um Repuestos e compra o material para concertar o Ar Condicionado do carro do Gaguinho. No hotel ele faz o repara e o carro fica quase bom pois ainda precisa de gás.

Daí para frente são 60 km até o Hotel Austral em Comodora Rivadávia e a estrada fica sempre a beira mar com muitas praias e falésias. Chama a atenção a cor da areia da praia que é muito escura, quase preta mesmo. Muita gente pescando, muitas pistas de off road nas areias e vimos até quadriciclos andando por elas. É um belo visual contrastando muito com a monotonia do trecho anterior. Passamos em mais um controle policial também sem problemas e enfim chegamos passando pouco das 18:00 horas pegando um  movimento grande de veículos até achegada ao hotel.
















 

4 comentários:

  1. É muito bom saber que a viagem está boa! Estamos aguardando a volta!!! Beijos e boa viagem!!!

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  2. Realmente a paisagem da Ruta 40 é muito mais bonita!Mas sempre se acha alguma coisa para apreciar! Que o retorno seja tranquilo e agradável é o que esperamos com muitas saudades!Bjs,Nancy

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  3. Nossa, que contraste!! Muito monótono mesmo. Mãe,arrasa na gincana!! Bjs

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  4. Mais uma vez gostei das fotos e do relato.
    O avião do monumento é um Mirage III, que foi o principal avião argentino na Guerra das Malvinas, em 1982. Foi o avião que causou mais estragos aos ingleses e também o que mais sofreu perdas, tendo onze deles sido abatidos pelo inimigo.

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