segunda-feira, 18 de agosto de 2014

5º DIA - PONTE ALTA DO TOCANTINS - MATEIROS

Bom o pernoite na Pousada Águas do Jalapão, café da manhã em ambiente agradável e atendimento atencioso, pena o desencontro quanto ao jantar e a não confirmação da informação passada via e-mail da aceitação de cartão para o pagamentos das contas. Nada que atrapalhasse mais fica o registro de que se tem que confirmar a informação passada pela pousada pois a comunicação interna é deficiente.
Carros já abastecidos fomos encher os galões reservas para qq eventualidade em Mateiros onde existe apenas um posto de abastecimento (Rally). Em seguida fomos providenciar o material para o churrasco e gelo para  as bebidas e também um borracheiro para a Ranger do André/Mª Lúcia que teve um pneu arriado. Tudo pronto passando pouco das 09:00 horas pegamos a estrada para Mateiros e nossa primeira atração seria a Cachoeira/Canion do Suassuapara bem perto de Ponte Alta. Estacionamos os carros e saimos para um pequeno trecho a pé que nos leva para dentro do rio. Como a descida é um pouco íngreme alguns desistiram mais quem desceu n]ao perdeu a viagem tendo oportunidade de belas fotos e um refrescante borrifo das águas que descem pelas paredes. Atração vista partimos para a próxima, a Cachoeira do Lajeado, que fica distante 2,4 km da estrada principal com o acesso feito por uma trilha de areia que já serviria de aquecimento para o que ainda estaria por vir. Na cachoeira uma gostosa massagem proporcionada por pq quedas d'água aproveitada pelo pessoal, sendo o Evanilson o que mais se divertiu. Novamente prontos para o retorno a estrada aproveito para fazer um registro do comboio cortando o Cerrado do Jalapão.
Próxima atração a Cachoeira da Velha com uma acesso de 30 km saindo da da TO-255. Aproveitando a oportunidade fica o comentário de que as estradas estão rapidamente voltando a apresentar condições apenas para veículos 4x4 porque longos trechos de areia inviabilizam o tráfego de veiculos comuns. Depois de um registro na ADTUR com os nomes dos visitantes e uma colaboração  espontânea do pessoal nas antigas instalações da Pousada Jalapão chegamos a Cachoeira de Velha que como não podia deixar de ser impressionou a todos. As passarelas continuam a ser utilizadas mais já se verifica a necessidade de uma manutenção mais rigorosa o que de forma alguma impede a apreciação da beleza local. Rapidamente nos deslocamos para a Prainha do Rio Novo onde chegamos por volta das 14:00 para o churrasco. Tudo rapidamente montado, apesar da escada de 104 degraus, aproveitamos a tarde no bate papo e com mergulhos refrescantes no rio. O gas acabou e o Alcyr tinha um reserva no carro o que permitiu a continuidade do evento. Pouco antes das 17:00 horas começamos a arrumar tudo e me impressionou a rapidez da faina.para que rapidamente percorressemos os 120 km que nos separavam de Mateiros. Pé na estrada e mais um belo por do sol no Jalapão com a noite chegando rapidamente, trazendo mais um ingrediente para onde os areiões e buracos já atrapalhavam bastante. Apesar de tudo evoluíamos bem até o carro do Jorge novamente apresentar um problema de super aquecimento. Não sabemos bem o porque mais novamente a ventoinha esta danificada e com uma manobra ousada ele andou rápido com um giro constante do motor para conseguir chegar a Mateiros e amanhã procurar alguma forma de minimizar o problema para de deslocar até um ponto onde a pane possa ser resolvida definitivamente.
Chegamos então as 20:30 a Pousada Panela de Ferro para um pernoite duplo para que possamos aproveitar mais as belezas da região.
Jantamos na pastelaria porque amanhã somente a pizzaria estará aberta e alimentação no Jalapão ainda continua sendo difícil.
Rodamos pouco mais de 230 km em 11:30 de jornada.























Um comentário: