sexta-feira, 27 de abril de 2018

Desafio Andino - Dia 24 de abril de 2018 Cusco - Puerto Maldonado


Nos despedimos de Cusco logo cedo pois teríamos cerca de 500 km de estrada até Puerto Maldonado, com uma subida até a faixa dos 4800 mts. Marcamos a formação do comboio em um posto Repsol próximo ao hotel José Antônio mas o intenso tráfego e a pequena dimensão do posto nos obrigaram a ficar espalhados nas proximidades e utilizando do rádio fomos nos ajustando até colocar o comboio para andar.
Estamos nos especializando a andar no trânsito pesado das cidades peruanas e com uma fechada ali e uma buzinada acolá vamos progredindo até as proximidades do aeroporto onde teríamos que dobrar a direita mas fomos impedido por um policial. Sem problemas pois fizemos um retorno e ajustamos o percurso. Já na estrada aceleramos e vamos desfrutando da  bela paisagem com algumas lagunas e passando por pequenas cidades que poderão ser atrações em próximos passeios.
Pouco depois de Urcos ingressamos na PE30C, um dos ‘tramos’ da Carretera Interoceância e o Luis vê uma placa que chama a atenção de que pode existir interrupções no tráfego devido a obras. Não temos outra alternativa que não seja seguir em frente e ver no que vai dar. A estrada bem sinuosa e em subida forte vai cobrando seu preço e as ultrapassagens devem ser feitas com cuidado, mesmo utilizando o rádio para informar do trafego no sentido contrário. Passamos no Mirador do Asangate mas estava fechado e também devido as nuvens que dificultavam a visibilidade seguimos em frente. A estrada pega um vale bem bonito e pequenas localidades vão se sucedendo, descemos um pouco da altitude que já havia chegado a 4.000 mts e aproveitamos a oportunidade para um pipi stop em uma estação de serviços. Na sua grande maioria as instalações são bem precárias mas tem sido a solução. No trecho passamos por um pedágio onde não houve cobrança. Interessante é que nas proximidades dos pedágios neste trecho existem amplas instalações de apoio aos usuários mas que estão atualmente fechadas.
Vamos em frente e começamos a subir novamente para os 4.800 mts, agora com o tempo fechando e a temperatura caindo vigorosamente na casa do 3°C. A chuva aperta e pequenos blocos de neve caem sobre o comboio. Era o que faltava para o fecho de ouro da expedição. Fotos e imagens em movimento pois o frio era muito intenso e ninguém se animou em parar. Do top de 4.850 começamos a descer em direção de Marcapata onde pouca antes da cidade divemos que utilizar um desvio para veículos ‘llivianos’ devido a obras na estrada. No momento pensei com meus botões – Mais estrada de terra, na chuva e ainda por cima lá nas alturas. A realidade porem foi mais tranquila pois apesar do desvio ser para veiculos leves e termos cruzado com alguns caminhões, obrigando o pessoal a dar algumas marcha a ré, de maneira geral os cerca de 8 km do desvio foram superados sem deixar traumas.
Novamente no asfalto agora a descida é franca, com a chuva ficando para trás e a temperatura em elevação. Passamos por Quincemil e a paisagem começa a se alterar com a presença maciça de vegetação de transição pois estamos ingressando na região amazônica peruana. Pouco antes da Mazuco outro pipi stop e comemoração geral de que as grandes altitudes ficaram para trás.
Faltam cerca de 150 km para Puerto Maldonado e andamos rápido para chegar antes do por do sol. No trecho existem dois pedágios de 6,30 soles e vamos acabando com nossos soles. Fomos parados em uma operação policial mas quando o comboio todo parou os policiais mandaram seguir não sem deixar de tirar algumas fotos do carros. Já na região de Madre de Dios uma devastação total devido a ação de garimpeiros, uma “cidade” de apoio degrada mais ainda a região. Me lembro que quando passei a seis anos atrás haviauma ação do governo para tentar controlar a região. Hoje não vi nenhuma ação aparente e parece ser um lugar largado a própria sorte, com lixo espalhado por todo canto, contribuindo sobremaneira para a degradação de todos, meio ambiente e pessoas. Informações na internet dão conta que a extração ilegal já atinge reservas e parques nacionais como o de Tambopata.

Passando um pouco das 17:30 chegamos ainda com luz do sol a Puerto Maldonado e ao hotel Cabanã Quinta onde estacionamos sem problemas todos os carros da expedição. Na cidade o pessoal aproveitou para gastar os soles remanescentes e um problema começou a aparecer para os veículos a gasolina pois a oferta maior é de 84 octanas sendo que para os carros a mais indicadas são as de 90 ou 95. Depois de procurarem acharam em um posto a de 90.
Jantar no próprio hotel e amanhã é sair cedo para os 250 km até Inapãri onde faremos os tramites aduaneiros e sairemos do Peru, ingressando no Brasil por Assis Brasil.

Na PE30C


Urcos

Ingressando na PE30C



















PE30C - 4.800 mts - Nevou leve

















Desvio PE30C próximo a Marcapata





Descendo para a Amazônia Peruana


Proximidades de Mazuco









Imagem da internet - Vista érea da devastação

Que fique o registro, Só vimos lixo nesta área do Peru

Puerto Maldonado







2 comentários:

  1. Realmente a neve era o que faltava nesta narrativa de despedida do Peru.
    Retornando ao Brasil!

    Bom retorno a todos!!

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