terça-feira, 17 de abril de 2018

Desafio Andino 16 de abril de 2018 Ica - Lima


Depois de um dia de descanso no Hacienta San Juan em Ica todos estavam prontos para mais um dia de atividade. Desayuno farto e com boas opções, só faltou um bolinho, antes da hora marcada para a saída a maioria do pessoal estava pronto para partir. Identificada uma estacion de servicio nas proximidades iniciamos o deslocamento para lá a fim de adiantar o abastecimento e a prontificação do comboio.  Passando pouco das 09:00 estávamos na PE1, inicialmente para Paracas onde iriamos fazer a atividade principal do dia.
Com pouco mais de 60 km rodados chegamos a Paracas onde tínhamos duas opções de atividades. A visita ao Parque Nacional de Paracas ou o passeio de barco as Islas Bellestas. Com a boa sinalização local chegamos primeiro a marina principal de onde saem os passeios as islãs e depois de obter algumas informações decidimos ir as islãs. Carros estacionados a 5 soles a hora, ingressos comprados a 38 soles por persona e mais 16 soles de impostos  só faltava preencher a lista de passageiros. Tudo pronto todos arrumados para o passeio, menos o Chapéu que disse que só iria se ele pilotasse a lancha, embarcamos para os cerca de 40 minutos de navegação até as islas. No caminho, ainda acompanhando o litoral desértico um imagem nos chama a atenção. El Candelabro, um desenho nas areias que segundo nossa guia Olenka que haver com as mensagens das Linhas de Nazca. Pode ser pois fica bem visível para quem vem do mar.
Seguimos e logo chegamos as islas Ballestas e o visual é incrível. Muitos pássaros, lobos marinhos e alguns pinguins de Humbolt. Estrelas do mar, caranguejos e muito mais estavam por lá aguardando serem fotografados. O pessoal  exclamava que não poderiam deixar de ter vindo ao passeio. As características das ilhas com suas erosão tornavam tudo mais belo, compensando de certa forma o odor não muito agradável mas totalmente explicável. Bem, muitas fotos depois estava na hora de voltar e pegar a estrada para a segunda atividade do dia que seria a entrada em Lima, cidade já conhecida por seu transito complicado, com 15 carros no comboio.
Rápido lanche na próprio embarcadouro, banos para todos e lá fomos nós para a estrada. Nova, com duas faixas para cada direção, o único problema era por vezes não estar no GPS que endoidava até se acertar mais na frente. Seriam poucos quilômetros(240) e aceleramos para chegar mais cedo a Lima.
O visual é parecido com o de todo litoral sul com deserto e praias, sendo a diferença a maior urbanização. Nos chamou a atenção a quantidade de ‘heladerias’.  O Peru deve ser o maior produtor de sorvete do mundo se todas aquelas barraquinhas funcionarem. Pouco antes da chegada paramos para reabastecimento em Pucachanca, ou nome parecido, a fim de já deixar os carros preparados para o trecho Lima – Huancayo no dia 19.
Navegados chegamos a Lima para enfrentar seu trânsito e motoristas surpreendentes. Muita buzinada, pouco uso de setas e lá vamos nós fazendo fila dupla no comboio para não ficar para trás nos sinais. Tem sinal que demora 75 segundos para abrir. Vamos prosseguindo e uma pequena divergência entre a informação do Maps e dos GPS é corrigida e com muita informação pelo rádio, algumas fechadas e sustos depois chegamos ao Hotel Santa Cruz na própria avenida Santa Cruz em Miraflores, Carros estacionados onde nos arranjaram e estamos ‘listos’ para  conhecer Lima.
A noite o jantar foi no Popular, restaurante no shopping Larcomar.

Lancha para Islas Ballestas





Senta Cricri

El Candelabro




Pinguins de Humbolt





Olha o caranguejo





















































4 comentários:

  1. Sensacional o passeio as ilhas ballestas!
    Aves e vida marinha em abundância.
    Visual maravilhoso!
    E a galera se divertindo muiiiito!!!
    Bora, bora,bora!!

    ResponderExcluir
  2. Mais um belo relato com fotos maravilhosas! Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Que belíssima férias.
    Parabéns pela iniciativa, organização e a amizade pulsante que vocês estão convivendo.
    E as fotos estão excelentes.

    ResponderExcluir