domingo, 8 de abril de 2018

Desafio Andino - 08 de abril de 2018 - Copiapó - Antofagasta


O amanhecer esta tarde aqui pelo Chile, não alteramos o relógio nenhuma vez na viagem e estamos com o horário de Brasilia, tendo como consequência o amanhecer e entardecer tardios. A garagem ampla facilitou a arrumação do comboio e após o bom café da manhã e da merecida noite de descanso no bom Hotel Diego de Almagro lá fomos nós para o abastecimento.
Encontramos logo um BR vazio e ao pararmos os carros ninguém para atender. Indaga daquie e dali e o posto era auto serviço, cabendo a cada um abastecer o seu carro. Abastecimento completado, pagamento com ‘tarjetas’ para economizar os pesos chilenos pois ainda não tivemos oportunidade de fazer o cambio e lá vamos nos por uma bela estrada até Caldera, já no litoral do Pacífico. Cento e cinquenta km depois da saída chegamos a Chanãral para um rápido abastecimento e compra de ‘hielo’. O pipi stop também não foi dispensado.
Em seguida acessamos o Parque Nacional Pan de Azucar onde pudemos completar belas praias e o oceano Pacífico de uma forma mais intimista. Alguns não perderam a oportunidade para um batismo. Aproveitamos estar dentro do parque para atalhar a Ruta 5 que nos levaria a Taltal. Lá chegando, devido o adiantado da hora, a fome imperava e uma pizzaria a beira mar encontrada pelo Demir e Cláudia nos garantiu o serviço rápido sendo a opção escolhida. Muito boa por sinal em todos os aspectos.
De volta a estrada na Ruta 1 pudemos observar a beleza do litoral norte do Chile. O piso perfeito e o baixo volume de tráfego nos permitiam um bom avanço até Poposo onde abandonamos o literol para o interior sendo obrigados a fazer uma subida rápida do nível do mar até 1000 mts e depois mais lentamente até os 2000 mts. Já no deserto foi só acelerar por pouco mais de uma hora para cobrir os 120 km restantes até Antofagasta, onde lá chegando aproveitamos para abastecer os carros para o dia seguinte. Para resgitro é sensível a melhora de rendimento dos carros a gasolina utilizando tanto o combustível argentino como o chileno.
Instalados no belo NH Hoteles de Antofagasta, bem a beira mar, o pessoal aproveitou para fazer algumas compras de supermercado pois para amanhã a previsão é de muito deserto para acessar San Pedro de Atacama passando pelo Salar  de Atacama e Toconao, rota sem nenhum apoio previsto.
Seguem as fotos de hoje.













































3 comentários:

  1. Bela rodovia de um lado margeando o Pacífico e do outro as montanhas.
    As fotos estão lindas!
    Avante expedicionários!

    ResponderExcluir
  2. As fotos estão sensacionais! Que experiência! Boa Viagem!! !

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!!
    Dá até uma certa inveja, das boas.
    Que continue excelente viagem.
    Belas fotos
    Dá-lhe Cricri (kkkkk) e Cida.
    Boa sorte a todos!!

    ResponderExcluir