sábado, 9 de janeiro de 2016

8º DIA ZAPALA - ESQUEL


O dia de hoje começou com um pequeno contratempo. O desayuno não estava pronto na hora combinada e com todo o grupo no restaurante o pessoal do hotel teve que se desdobrar para atender a todos. O Hotel Hue Melen no final das contas atendeu bem as nossas necessidades. Para registro. Tem garagem fechada e coberta para carros.

Partimos para a estrada com o tempo nublado mais sem expectativa de chuva pesada, temperatura em torno de 14°C, e pouco trafego. O visual neste inicio não tinha tantos atrativos mais não podemos deixar de reconhecer a beleza local. No planejamento não tinha conseguido identificar grandes pontos de apoio e a realidade era bem mais cruel. Não existiam pontos de apoio pois rodamos quase 300 km para chegar ao posto da ACA na confluência do Traful com o Limay dois belos rios já próximos a Bariloche. Antes tentamos parar em um “despensa” mais fomos informados de que não havia “banos” e desistimos da parada.

Seguimos inicialmente pela Ruta 40 até as proximidades de Junin de Los Andes e depois pegamos a RN234, que acompanha um rio que acaba se juntando ao lago de uma imensa represa criando uma imagem belíssima. Infelizmente não paramos para fotos pois chovia leve e também porque o interesse maior já era chegar ao ponto de apoio. Da 234 pegamos a RN237 que inicialmente acompanha a represa e depois o Rio Limay. Que imagens. Já esterava que fosse bonito mais o rio caudaloso, serpenteando as montanhas, com vegetação alta e com formações rochosas era demais. Valeu a pena.

Parada para abastecimento e o comboio se divide em dois grupos: Um com a intenção de parar em Bariloche para conhecer o local (Sylvio/Guilherme/Fanara) e os demais seguindo direto para Esquel, para chegar mais cedo. Ainda juntos paramos para fotos no lago Naohel Huapi (ou nome parecido) para uma foto de todo o grupo.

Separados seguimos então para El Bolson novamente pela Ruta 40 ainda com paisagens belíssimas de formações rochosas e lagos circundados por exuberante vegetação. Paramos para fotos e rápido pipi stop chegando por volta das 15:00 a El Bolson onde o posto ACA estava bem cheio. Alguns foram ao lanche, outros para o abastecimento e quase todos ao pipi stop e logo voltamos a estrada. Na saída de cidade passamos por um controle policial sem maiores problemas utilizando o procedimento padrão. Faltava pouco para a chegada em Esquel e uma chuva pesada estava se formando, por sorte pelo lado esquerdo de rodovia, mais andando rápido já estávamos passando por Leleque quando o carro do Romulo subitamente perde potencia e acende a luz de baixa pressão do óleo do motor. Comboio parado no acostamento e partimos para as verificações e providências de sinalização. Chapéu vai verificar e percebe que o carro superaqueceu mais ainda não tinha como definir o motivo. Verificada a água e com o carro em funcionamento o veredito é cruel. Entupimento na rede de óleo que ocasionou danos no eixo. Moral da história, motor fundido. Organizado o reboque com cinta pois já estávamos a 50 km de Esquel partimos em dois comboios, um com Vitor puxando o Chapéu dirigindo o carro do Romulo e o Boanerges como apoio e os demais seguiram na frente com vanguarda passando informações para os demais. Apesar de toda a tensão chegamos bem a Esquel e começamos a definir os próximos passos.

O Romulo prevenido que só tem um seguro que vale por todo o Mercosul e o carro será despachado para São José dos Campos e eles prosseguem a viagem. Vamos fazer os ajustes necessários para a acomodação das bagagens e da tripulação do carro. Por enquanto tudo resolvido ou pelo menos equacionado.

Quanto os grupo do passeio a Bariloche, este chegou bem cerca de uma hora no máximo após a chegada do grupo principal. Aproveitaram bem o passeio e no trecho final para Esquel pegaram bastante chuva mais a estrada boa ajudou a todos.

Vamos ao jantar porque a fome é negra, depois posto as fotos.

Rodamos cerca de 640 km e já passamos dos 5000 na viagem.























 

8 comentários:

  1. Nossa... Coitado do Rômulo! Mas a aventura continua em outro carro!!! Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus, o 1º grande contratempo foi resolvido sem maiores consequências. Que vcs continuem com a proteção divina é o que desejamos.Bjs,Nancy

    ResponderExcluir
  3. Sou Gilson primo da Valéria, Estou acompanhando essa maravilhosa viagem da qual não pude participar. Que Beleza!
    O nome do Lago é Nahuel Huapi. Já o atravessei de Catamarã vindo do Chile. Divirtam-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por sua colaboração. É muito coisa acontecendo e por vezes a memória falha.
      Abçc

      Excluir
  4. Com grupo unido, qualquer contratempo é resolvido! Depois vira tudo história! Força e boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  5. Com grupo unido, qualquer contratempo é resolvido! Depois vira tudo história! Força e boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  6. Chato o acontecimento mas faz parte do risco das expedições longas.
    Rebocou com cintas, presidente? E o cambão? Boa continuação e sucesso. Abcs. Luis figueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A faina ficou com o Chapéu que avaliou ser melhor com a cinta. Deu tudo certo.
      Abçs

      Excluir