quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

5º DIA - MENDOZA

Rotina diferente neste quinto dia. A hora de acordar não foi determinada pela necessidade de sair cedo para a estrada e sim para fazer as atividades que cada um programou para o dia livre em Mendoza. Um grupo comprou um pacote turístico e foi conhecer as famosas vinículas da cidade, outro comprou um city tour pela cidade e a maior parte partiu para um primeiro contato com os Andes fazendo um roteiro pela RP52 até Uspatalla e depois chegando até o Cristo Redentor pela famosa Ruta 7 que liga a Argentina ao Chile.
Pouco antes da nove 8 carros saem para abastecer e começar o passeio pela RP52. O primeiro ponto é uma localidade chamada Canota onde existe uma construção ligada a ocupação indígena da região. Local sem maiores interesses mais que permite ao pessoal local montar algumas churrasqueiras. Verificamos também a presença de guarda parque no local. Continuamos na estrada e logo começamos a subir, inicialmentepata Villa Vicenzio onde hoje se desenvolve uma atividade turística bastante concorrida pois cruzamos com várias vans e ônibus na localidade.
Logo no inicio paramos o comboio para fotos de uma vegetação ainda com muito verde e flores coloridas. Rapida para no parque ecológico e seguimos em frente subindo cada vez mais por uma estreita estrada de rípio com cerca de 365 curvas. Um show de estrada com um visual que não é possível descrever em poucas palavras. Tem que ir lá para ver e apreciar. Paramos inúmeras vezes para fotos e além das imagens registramos também a presença de alguns Guanacos e de uma raposa (zorro) que esta bem tranquila na estrada. Passamos também por uma casal que fazia a subida de bicicleta. Isso é que é ter força de vontade. Passando dos 2000 metros uma neblina começou a atrapalhar o visual mais também deu uma nova emoção a subida. Já descendo para os lados de Uspatalla o céu abriu mais o vento ficou forte e a sensação térmica desceu um bocado. Paramos na Cruz de Paramillos para fotos e partimos para a cidade ounde iriamos almoçar.
Em Uspatalla arranjamos um local para almoço, mais que, já vem sendo uma constante, se enrola com a quantidade de pedidos do grupo, sempre com muitas pessoas. Alguma atrapalhação e grande demora depois, saímos para a parte final que seria ir ao Cristo Redentor. Pouco antes ao irmos procurar alguma informação oficial a noticia que chegou foi de que o acesso ao Cristo estava cerrado devido as fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias. Resolvemos subir até o protico pois teríamos outras atrações no caminho e as fotos tentarão ilustrar a passagem por Las Cuevas, Puente dos Incas, Mirante do Aconguagua ( não fomos porue estava encoberto por nuvens), estação de esqui de Los Penitentes e da beleza da estrada serpenteando o vale do Rio Mendoza ladeada por exuberantes montanhas que dão a impressão que estão se desfazendo para cima de você. Pela quantidade de desbarrancamentos  da para ver que não é só impressão.
Pouco antes das 17:00 horas iniciamos o retorno para o hotel com a certeza de que os pouco menos de 400 km rodados valeram totalmente a pena pois serão imagens difíceis de esquecer.

A noite foi reservada para as atividades previamente agendadas de jantares comemorativos e para a arrumação e preparação para esta nova etapa da expedição, agora mais ligada em aproveitar e curtir as belezas que por certo serão encontradas no roteiro.



































3 comentários:

  1. Que pena não terem conseguido chegar ao Cristo,porem, pela descrição e pelas fotos ,valeu o passeio.Bjs,Nancy

    ResponderExcluir