quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

19º DIA USHUAIA


Para hoje temos o passeio de barco a Ilha dos Lobos, Farol e a pinguilera, esta bem próximo a Estancia Harberton que foi o berço da ocupação pelos europeus da região.

Cedo estávamos no cais para embarque no catamarã Maximus I . Belo “buque” com dois peisos e varandas com capacidade para 168 pessoas. Todos acomodados em suas poltronas e mesas aguardamos a saída para a primeira atração que seria uma ilha com muitos pássaros, em especial o “camoro”. Não sei bem ao certo se o nome correto e este mais o fato é que o pássaro quando parado ou andando sobre as pedras é muito parecido com um pinguim. A confusão se dissipa quando o bicho decola e a duvida fica por aí. Muitas fotos de vários ângulos e seguimos para a próxima atração que é um conjunto de pedras/ilhotas onde ficam uma grande quantidade de Leões Marinhos. Muitas imagens com um fio de cortar, principalmente quando catamarã se desloca. Ainda nesta posição um farol muito antigo também e fotografado de muitos ângulos.

Agora temos uma estirada de pouco mais de 01:15 até a pinguilera e a guia vai passando muitas informações sobre o Canal de Beagle, que com seus 250 km liga o Atlântico ao Pacífico por mares muito mais calmos. Embora mais segura a navegação deve ser feita com cuidado e um casco sossobrado chama a atenção. Na área passamos também por Puerto Willians, já em território chileno, sendo interessante o lembrete da guia para que os Argentinos colocassem seus celulares em modo avião para não pegar ligações internacionais.

O mar calmo faz a viagem acontecer de forma bem tranquila com muita interação entre todos os presentes. Interessante que por um momento tirei o casaco pois no interior da embarcação a calefação funcionava muito bem e um pessoal da Argentina pediu para que eu ficasse parado. De inicio não entendi muito bem pois pensei que estivesse empurrando alguém e procurei sair mais eles no no no. Aí entendi que eles queriam ver o mapa da logo da expedição que estava nas costas da camisa. Virei por uns momentos o “map men”. Para registro o argentino perguntou como anda Dilma? Resposta. Esqueci por 30 dias.

Depois do trecho de deslocamento onde todos lancharam chegamos a pinguilera e o catamarã abica suavemente na praia permitindo ótimas imagens. No inicio todos se acotovelando para o melhor ângulo mais a tempo para tudo. Ao final o pessoal já começa a voltar para o aquecimento da cabine e os pinguins continuam lá fora fazendo pose para fotos e filmagens. Um pequeno deslocamento e chegamos a Estancia Herberton onde um grupo desembarca para almoçar e continuar com outras atividades. Deve ser uma opção interessante pois o retorno ao Ushuaia é realizado em uns caminhões 4X4 muito bem arranjados, confortáveis e com um janelão panorâmico de primeira. Não sei quanto custa mais fica a dica. No nosso caso partimos para cerca de 02:00 de navegação até a volta ao Porto de Ushuaia. Muito papo, sono e ainda algumas poucas imagens. Passando pouco das 14:00 chegamos e cada um foi procurar o cardápio que mais lhe agradava. Asados, Centoia e Truchas foram os mais concorridos. Guilherme e Angela ainda foram para o parque da Tierra del Fuego pois ontem estiveram envolvidos na revisão do carro e o tempo ficou apertado. Muitos ficaram de ir ao Museu do Presídio, atração bem interessante e que dá uma visão bem geral sobre a região.

Agora é contar os pesos que nos restam, arrumar as malas pois começamos amanhã uma nova etapa em nossa expedição, ainda com muitas atrações, pelos lados do Atlântico. Vamos percorrer agora a Ruta 3 desde seu final no Km 3079 até o Km 0 em Buenos Aires. Haja chão. O Sylvio resolveu a pane no pneu mais permanecerá mais um dia por aqui, partindo em seguida.































 

8 comentários:

  1. Valeu!!! Objetivo atingido com sucesso! Tudo muito bonito e interessante! Vai ser difícil escolher fotos... Bjs.Nancy

    ResponderExcluir
  2. Quantos pinguins!!!!! Que fotos bonitas! E o frio? Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Parabens Presidente. Objetivo alcançado. Aproveitem o retorno com tranquilidade. A propósito, a dor na coluna passou? Abcs. Luis Figueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xi Luis, não dá nem tempo de lembrar.
      Brincadeiras a parte tá sob controle sem atrapalhar.
      Abçs

      Excluir
  4. Esqueci de comentar, belas fotos. Bravo. Luis Figueira

    ResponderExcluir
  5. RI demais com esse texto!!! Fotos como sempre espetaculares!!

    ResponderExcluir
  6. RI demais com esse texto!!! Fotos como sempre espetaculares!!

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez curti muito os relatos e as lindas e friorentas fotos! Bom regresso, a missão chegou ao ápice, mas continua!
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir