sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

14º DIA EL CALAFATE - PUERTO NATALES (CHILE)

14º DIA   EL CALAFATE – PUERTO NATALES (CHILE)
Depois de dois dias parados a turma estava ansiosa por voltar para estrada. Marcamos as 09:00 para sair mais antes disso todos estavam nos carros. Então vamos para estrada. Asfalto em bom estado, pista livre e para variar mais belas imagens, principalmente na Cuesta Miguez. Logo no início do deslocamento o carro do Sylvio acendeu uma luz de alarme que foi rapidamente resolvida e voltamos logo a andar. Com cerca de 100 km passamos por El Cerrito e seguimos por uma estrada de rípio que nos economizaria cerca de 70 km. Estrada em bom estado com alguns trechos com muita pedra e alguns mata burros com degraus. Nada de assustar a rapaziada. Muitos guanacos, emas e um sem numero de ovelhas. Eram muitas mesmo.  Passando pouco das 11:00 chegamos novamente ao asfalto em Tapi Aike. A localidade tem duas construções, um apoio da autarquia que cuida das rodovias na Argentina e um pequeno posto de abastecimento. Para variar tomamos de assalto o posto que não tinha ninguém. Na bomba um recado de que não havia gasolina, só o diesel ultra. Logo depois duas pick ups chilenas chegaram e apareceu alguém para atende-los. Fizemos o pipi stop e colocamos nosso adesivo em um espaço que já não cabia mais anda.
Seguimos então adiante com belas imagens de lagos a beira da estrada e com um belíssima cadeia de montanhas nevadas pouco mais ao longe. Neste trecho a estrada não estava tão boa e alguns buracos exigiam atenção embora houvesse aviso sobre eles. Já chegando perto de Rio Turbio passamos a acompanhar um rio pela nossa direita com muita gente acampada ou fazendo pic nic as suas margens. Tinha gente até se banhando e embora o dia estivesse bem agradável  imagino que a água devesse estar bem gelada.
Em Rio Turbio não entendi a sinalização da estrada para o Paso Dorotea, principal passo para passagem ao Chile e segui as indicações para a cidade onde queríamos abastecer. Neste ponto aconteceu um fato curioso. Paramos em um YPF, como sempre causando tumulto quando os frentistas exigiram que mudássemos o sentido do abastecimento pois estávamos na conta mano. Como? Dentro do posto?  Estávamos manobrando e aparecerem dois policiais de transito da municipalidade que mandaram parar tudo. Depois que liberam a manobra posicionei o carro e fui falar com eles. Falei do tamanho do grupo e que estávamos indo para o Chile, Puerto Natales e depois a Ushuaia. Comentaram que era muito longe e disseram que nos “escoltariam” até a fronteira. Vieram com uma Berlingo e puxaram o comboio a baixíssima velocidade até o Paso Laurinda. Agradecemos com adesivos e o Sylvio deu uma caixa de bombom Garoto para eles e depois de tar um susto com a chegada de 13 carros a Aduana Argentina fomos rapidamente liberados para ir a Aduana do Chile.

Na Casa Viejas chegamos e a Aduana estava praticamente fazia. Apertei o “timbre” para chamar o atendente mais ele demorou um bocado para chegar e pela disposição em nos atender  estava almoçando ou iria começar a “siesta”. De qualquer maneira os procedimentos foram rápidos e a revista bem sucinta. Estamos então a 15 km de Puerto Natales onde chegamos com o calor. Instalados no ótimo Costaustrallis a beira da avenida costeira com um belo visual do mar. Estamos no Pacífico e alertas de tsunami na calçada nos alertam do fato. Saímos para conhecer a cidade que tem um bom comercio, fazer o cambio e almoçar.





















2 comentários:

  1. Fiquei três dias sem Internet;Só hoje pude ver as fotos que vc postou de El Calafate e tudo o mais que foi escrito depois.As fotos estão belíssimas!Imagino o que é ver todas estas belezas tão de perto! A proteção de DeusPara todos nós e que consigam aproveitar bem o que estão podendo vivenciar.Bjs,Nancy

    ResponderExcluir