sábado, 23 de agosto de 2014

8º DIA - NATIVIDADE - UNAÍ (MG)

A previsão de muitos quilômetros para rodar em um só dia acendeu o pessoal que na hora marcada estavam a postos para o início da jornada. Natividade é uma cidade que tem uma história ligada mineração no Império e a libertação dos escravos e tem um conservado patrimônio histórico em especial uma igreja inacabada pois os escravos não aceitavam donativos de outros que não fossem escravos. Fotos e mais fotos compramos rapidamente o gelo e fomos para a estrada, inicialmente como destino a cidade de Arraias onde faríamos a nossa primeira parada. Chegamos e paramos na praça central da cidade para algumas fotos e se possível um lanche. No local funciona uma lanchonete e o Orlando pediu o único pastel existe e alardeou que ele estava muito bom. Todos ficamos com vontade de também saborear o salgado e a atendente falou que rapidamente faria mais. Acreditamos porem ao fazermos o pedido de 18 pasteis vimos que a encomenda iria demorar pois ela estava sozinha e se dividia entre montar os pastéis, fritar e atender ao balcão, fazendo a rápida parada se alongar um bocado. Pastéis comidos e pagos lá vamos nós para a saida da cidade agora em direção a Campos Belos, já em Goiais, quando o Sukita dá por falta de seu celular e da máquina fotográfica e após comunicar pelo rádio inicia um retorno a praça quando o Orlando avisa que esta com o material que recolhera ao pagar a conta na lanchonete. Este contratempo ocasionou mais dois atrasos no dia pois o Alcyr e André JPX desgarraram do comboio e sairam da cidade pelo acesso a Tocantins tento que voltar pelo contorno e mais tarde perderíamos alguns minutos em Alto Paraíso para confirmar que estava tudo certo com o Sukita.
Andando novamente rapidamente chegamos em Campos Belos onde abastecemos rápido em um posto BR. Prosseguimos agora na GO-118 que esta com uma conservação razoável e com alguns trechos de terra, já prontos para receber a camada asfáltica., inclusive nos fazendo perder cerca de 10 minutos em um Pare e Siga próximo a  Alto Paraíso. Ao nos aproximarmos da área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros a paisagem fica mais bela embora a secura esteja presente com vários leitos de rio secos pelo caminho. Passamos também perto do ponto culminante de Goiais com seus 1662 metros que ficam quase imperceptíveis  pois estamos já a cerca de 1400 metros. A estrada melhora embora em alguns trechos não esteja com sinalização horizontal. Na chegada a Alto Paraíso junto com o André JPX acompanho o Sukita ao PS onde temos a certeza de que esta tudo ok. Os demais ficam no almoço e nos encontram no posto onde depois de abastecermos os carros o Lúcio e o Alcyr comunicam que vão tentar chegar ao Rio de Janeiro ainda na sexta feira e que vão prosseguir até Paracatu independentemente de ser necessário seguir a noite. Despedidas e lá vão eles ficando agora o comboio com a seguinte configuração: Sergio/Paulo, Orlando/Valéria, Cláudio Japi/Angela/Sofia, André JPX/Toledo/Sukita e André/Mª Lúcia.
GPS firme na indicação do caminho próximo a formosa uma rápida parada para um pipi-stop e aproveito para atualizar as informações pois o caminho do GPS seria por Planaltina e o planejado no caderno (Guia 4 Rodas) indicava por Formosa. Com a informação de que com apenas 12 km de terra economizaríamos 40 km optamos por seguir por Formosa. Depois preciso avaliar melhor pois temos que passar por dentro de Formosa, pegar um trecho bem movimentado da BR-020 e os 12 km de terra e não sei se realmente ganhamos tempo com a manobra. Por vezes ainda obtíamos contato rádio com o Lucio e Alcyr mais não era mais confiável.
Mais uma vez o por do sol nos pega na estrada e aproveitamos para bater belas fotos, um grupo de tucanos também aparece quando perto de Cabeceiras e por fim pegamos os 40 km finais para Unaí. Para registro e programação de outras viagens a frequência 146,000 MGHz sobre uma interferência constante incomodando muito a todos. Chegada em Unaí por volta das 18:30 horas e fomos para o Hotel Ellus, bem no centro da cidade, com acomodações bem simples e sem elevador. Era barato e tinha estacionamento o que serviu para uma noite.














Nenhum comentário:

Postar um comentário