sexta-feira, 7 de março de 2014

8º DIA CHUÍ - MOSTARDAS

Depois  do pernoite no Hotel Bertelli, bom quarto e bom café da manhã a R$ 189,00 em dinheiro, em Chui fomos para a repescagem nos free shopping de Chuy. Os preços não são tão atraentes mais sempre é possível comprar alguma coisa. Infelizmente não tivemos muito tempo para se dedicar as compras mais tenho certeza que muita gente agradeceu por isso.
Passavam pouco mais das 09:00 quando com o Luis na liderança saímos em direção a Barra do Chui para  passar no ponto mais ao sul do Brasil e também começar o circuito pelas praias. Lá chegando posicionamos os carros na praia, que tem a areia bem firme, e lá fomos nos. Na verdade passar pela praia é bem tranquilo pois nem o 4x4 é necessário. Você pode até colocar para garantir a segurança e a travessia dos inúmeros cursos d'água que correm da terra para o mar. Tiramos fotos e fizemos várias passagens para filmagens até que chegamos a Paria do Hermenengildo onde abandonamos a praia para a BR 471. Na praia nos chamou a atenção os dois golfinhos e uma tartaruga que vimos mortas. Provavelmente é a natereza mais gostamos mais de ver os animais vivos em seu ambiente natural.
Já na BR seguimos em frente para Rio Grande/Cassino onde queriamos conhecer a praia e iríamos pegar a balsa para São José do Norte. Fizemos uma breve parada para um lanche em uma lancheria bem precária mais onde comemos um bom pastel e conseguimos gelo para as bebidas. Continuamos firmes na BR, bem monotona por sinal, até que chegamos a reserva do Taim e tivemos boas oportunidades para pelas fotos. Por vezes chegamos a parar para obter melhores ângulos. Aproveitei para pegar informação com o pessoal do ICBio a respeito de um acesso a praia mais a informação foi de que precisaríamos falar com o pessoal do reflorestamento para autorização de acesso e depois ainda teríamos cerca de 80 km de praia. Preferimos então seguir pela BR até Rio Grande. Passava pouco das 13:00 horas quando chegamos ao trevo que nos levaria a Praia do Cassino. Chegamos lá e fizemos boas imagens. Aproveitei e deixei meu peito de aço em uma das travessias na praia e por sorte percebi e coloquei na caçamba. Estava preocupado com o horário para pegar a balsa para São José do Norte e o GPS mais uma vez nos pregou uma peça pois a localidade indicada é uma alternativa para algumas ocasiões e não o local habitual. Peguei as informações e partimos para o Mercado, ponto próximo ao local de embarque, onde chegamos pouco depois das 14:30 depois de pegar um trânsito bem complicado no centro de Rio Grande. Entramos na fila que estava bem longa e aproveitamos para fazer um rápido lanche e um pipi stop. No final das contas deu tudo certo pois conseguimos todos embarcar na balsa das 15:00 horas. Travessia de cerca de 40 minutos com um chuva leve no final e chegamos para um abastecimento rápido de combustível e em seguida entrar na antiga estrada do Inferno, agora totalmente asfaltada.
Na RS-101 aproveitamos a oportunidade e compramos por R$ 10,00 um saco com 20 Kg de cebola que serão divididos entre o pessoal do passeio. O visual é legal mais a estrada é um pouco monótona e Cristina puxou algumas brincadeiras pelo rádio que mantiveram o pessoal ativos por um bom período. De SJNorte a Mostardas são pouco mais de 150 km e com 130 percorridos paramos para um pipi stop e lanche em Tavares, pequena localidade as margens da rodovia. Aproveitei e peguei algumas informações de como chegar a Mostardas passando pela praia e a dica foi entrar pelo acesso ao Parque Nacional das Lagoa dos Peixe. Faltavam 10 km pelo asfalto quando entramos no acesso que transformariam os 10 km monótonos em pouco mais de 25 km de pura alegria por poder entrar de corpo e alma em uma paisagem absolutamente bela. Inicialmente a estrada para a Prais do Farol que ao entrar no parque, literalmente fica dentro da lagoa, inclusive com marcações que permitem o tráfego com um certo nível de água e também a noite, com algumas faixas refletivas presas a pequenos tocos de madeira. O por do sol veio de forma definitiva colocar um fecho de ouro em nossas atividades off road na viagem. O tempo passava e noite chegava mais  era impossível andar rápido pois as paradas para fotos eram contantes. Começava a noite e chegamos a praia para 15 km até o Balneário Mostardense onde pegaríamos uma estrada de terra com mais 8 km até Mostardas.
Prosseguimos pela praia sem maiores problemas conseguindo as vezes colocar 80 Km/H, só tendo cuidado na travessia dos pequenos riachos onde por vezes o degrau era um pouco alto, nos deixando como alternativa cruzá-lo bem próximo da arrebentação, que estava bem tranquila. Passamos o farol e mais fotos
e filmagens ainda aproveitando o por do sol. Luis tirou ótimas fotos.
Já bem próximos do balneário um casco sossobrado de uma embarcação de madeira, apenas com algumas cavernas a mostra foram o palco para a última sessão coletiva de fotos e aproveitamos para uma foto de todo o grupo. Agora já com a noite fechada percorremos os metros finais de praia e  pegamos o acesso a Mostardas, que também nos pareceu bem legal.
As 20:00 chegamos a Pousada Pouso Alegre onde fomos muito bem recebidos e desfrutamos de um delicioso e farto jantar.
Bem, o passeio como passeio acabou e agora nos restam pouco mais de 1600 km que teremos que percorrer em dois dias para na segunda estar a postos no trabalho. Pela programação amanhã ficaremos em Pinhais e no início da noite de domingo, se Deus quiser, estaremos de volta a Niterói com ótimas histórias e imagens para mostrar.
Na chegada posto um histórico de despesas e informações a respeito de quilometragem percorrida.

1. Nem estrada monótona é problema para esses jipeiros!!! rs É asfalto.... balsa... tem pra todos os gostos!!
    Mto bom poder acompanhar a viagem mesmo sem estar presente!