domingo, 10 de novembro de 2013

Transpantanal 2013 – 7º Dia – Porto Jofre – Cuiabá MT

Depois de um ótimo café da manhã finalizamos a arrumação e abastecimentos dos carros, prejudicados no dia anterior devido a chuva que chegou ao fim da tarde. Abastecemos a Dakar do Andre e a TR4 da Andreia. Só para registro esta expedição foi a casa das Mitsubishi porque entre os sete carros envolvidos  quatro eram da marca e não apresentaram nenhum problema mais grave.
Tradicional foto na saída do hotel em Porto Jofre e vamos para a estrada que aparentemente não traria nenhuma dificuldade, porem logo na primeira ponte ao me ajeitar para posicionar a câmera o carro já deu uma escorregada. Continuo para segunda e toma de escorregar em um piso sem maiores lameiros porém muito mais escorregadio, depois dessa escorregada toma a melhor decisão que é deixar o Chapéu assumir a direção e ficar somente envolvido na filmagem e fotos. Neste dia ao contrário dos demais estava liderando o comboio pois a estrada era única e o José Moreira tratou de aproveitar o resto da viagem com expectador das belezas do pantanal.
Continuamos a passar pelas pontes e observar uma enorme quantidade de jacarés e também de outros animais. O Tuiuiú também apareceu, capivaras e mais animais foram aparecendo por todos os lados e a estrada continuava a proporcionar ótimas mudanças de direção. Era só bobear e forçar e pronto. As pontes de uma maneira geral estão em bom estado porem algumas estão bem ruins e com a opção de evita-las disponível era isso que fazíamos. Passamos por um Fiat embicado para fora da estrada que havia derrapado no dia anterior. Engraçado é que mais a frente, próximos a uma pousada, fomos parados por um senhor que “pediu” para que voltássemos para tirar ele de lá. Estávamos argumentando de que não seria possível e ele engrossou a voz e disse que tínhamos que ir porque éramos da “ambiental”. Explicamos que estávamos em um grupo e que ele indo para o local onde o carro estava logo encontraria um passante que o puxaria pois realmente estava muito fácil.
Continuamos e depois de cerca de 80 km chegamos ao Rio Pixaim e a única ponte de concreto entre todas que passamos. Paramos no hotel e utilizamos o banheiro e bebemos alguma coisa. Depois da ponte a estrada fica bem mais firme e as pontes vão se alternando como passáveis ou não. Os bichos continuam presente porem sem tanta frequência. Passava um pouco das 13:30 quando chegamos a Poconé depois de 150 km rodados e querendo almoçar. No primeiro que paramos não ficamos pois o Weber tinha a lembrança de um restaurante onde havia comido anteriormente em outra expedição ao pantanal. Radio ligado e ele dá a localização e lá vamos nós para o Skala na praça da cidade. Comemos algumas variedades de Pintado e Pacu e em seguida abastecemos os carros que estavam todos com o combustível bem baixo.
Estava assim encerrado o trecho mais interessante da expedição que foi muito bacana. Por volta das 16:00 horas entramos em Cuiabá, agora com Andreia na liderança do comboio para chegar sem problema no Mato Grosso Palace Hotel. No dia percorremos pouco menos de 250 km.
 Todos instalados fui ainda levar o nosso guia ao aeroporto para retornar a Campo Grande e Aquidauana.

A noite o encerramento da expedição foi no Chopão de Cuiabá, tradicional restaurante da cidade onde os mais corajosos tiveram a oportunidade de provar o famoso escaldado.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário