segunda-feira, 10 de setembro de 2012

21º DIA PASO DA PÁTRIA - CAMPO MOURÃO

Acordamos cedo em Paso da Patria, pequeno balneário argentina as margens do Rio Parana. Alguns caminharam pela margens do rio, que é bem largo na localidade e com o nascer do sol era um bom cenario para fotos. Algum movimento de pescadores saindo em pequenos barcos, tudo na tranquilidade do interior.
O café da manhã no hotel seguiu as características do hotéis argentinos. É bem simples, nem lembrando de longe os hotéis do Brasil, seja em que cidade for. Um pão doce bem fresquinho foi o destaque. Pagamos os ARS 122,00 por pessoa e caimos na estrada com o destino inicial para Foz do Iguaçu. A expedição já esta na sua terceira fase planejada e a meta agora é cobrir os quilometros para a volta para a casa, deixando os passeios para outra oportunidade. Fizemos uma reunião e deixamos todos a vontade para aproveitar da melhor maneira o seu tempo disponivel, ficando então decidido que iriamos todos juntos até Porto Iguaçu (AR) e que lá chegando eu/Cristina/Paulo, Décio/Edson, Lucio/Ataide/Gloria e Jorge/Mª Clara avaliariamos a condição de seguir mais para a frente e o André/Thais, João/Rosalice e Sidney/Kátia ficariam para passear e fazer algumas compras.
Com pouco mais de 600 km pela frente, seguimos pela Ruta 12 que estava sem grande movimentação, permitindo uma boa média de velocidade. Passamos ao largo de uma área importante na nossa história por ter relação com a Guerra do Paraguai, e os nomes das localidades vão nos chamando a atenção. Até por Tuyuti passamos. Mais uma vez o gps queria nos pregar uma peça pois insistia em não reconhecer um trecho da estrada, fazendo um contorno que aumentava o caminho em 80 km. Ficamos atento e mantendo a RN-12 seguimos sem problemas, até a entrada da Província de Missiones onde fomos parados por um controle policial. Mais uma vez o fatos dos 7 carros estarem bem próximos, faróis acessos e atentos impressionou os policiais que sem maiores demoras nos mandaram seguir. Já tinhamos parada para o pipi stop em Ituazingó e quem tinha pesos para gastar ainda abasteceu, com o preço do diesel acima de R$ 3,00 por litro. Passamos Posadas e o transito fica um pouco mais intenso e pelo lado esquerdo grandes espaços alagados pelo lago da  Hidrelétrica de Yaceretá. Paramos em San Inácio, local das Missiones argentinas, para um rápido lanche e o grupo decidiu prosseguir em direção a Porto Iguaçu. Raspe geral nos pesos argentinos para pagar o lanche e lá vamos nos para os últimos 240 km até a fronteira com o Brasil. A estrada tem muito sobe e desce em retas e a terceira trocha (faixa) ajuda bastante nas ultrapassagens. O tempo fica um pouco nublado mais a chuva não chegou. Andando com o ritmo forte, na faixa dos 3200 giros o consumo dos Mitsubishi aumentam um bocado em relação aos Troller e Toyota, bem mais econômicos, e como não tinha mais peso para gastar encostei em um posto e usei a minha reserva, comprada no Brasil a R$ 1,90, para ter combustivel para chegar ao Brasil.
Já passava um pouca das 16:30 quando chegamos a Porto Iguaçu e o comboio parou para as despedidas finais. Um grupo foi procurar o hotel para ficar o os demais seguiram para a fronteira. No lado argentina passamos por boxes em um atendimento drive-thru muito rápido e no lado brasileiro passamos apenas pela Polícia Federal para dar entrada e entregar o controle que recebemos lá em Assis Brasil (AC) a quase 15 dias atras. A ficha caiu e sentimos como é bom passear e melhor ainda voltar ao Brasil. Paramos no posto para abastecimento a R$ 2,09, até que enfim combustivel barato, e fazer um lanche pois ainda queriamos ganhar algums quilometros para ajudar no planejamento do que iriamos fazer no dia seguinte. Que beleza, pagamos tudo em REAL e já para a estrada, inicialmente pela BR-277 em direção a Cascavel. Pista dupla e lá vamos nós tentando chegar o mais longe possível. Muitas obras, trecho com pista simples passamos por Cascavel e seguimos agora pela BR-369 para Maringá. A estimada estava para depois da 22:00 horas e nas proximidades de Campo Mourão decidimos fazer a parada, pois teriamos tempo para nos instalar, jantar e descansar um pouco mais para o dia seguinte. Selecionamos o Campo Palace Hotel, e seguimos as indicações passando por uma cidade bem agradavel e com bastante movimento na sua parte central.
Hotel com garagem, quartos a R$ 100,00 por casal e por lá ficamos. Jantamos um genuína comida brasileira, arroz, feijão, batata cozida, ovo, polenta, carne cozida e um bife na chapa por R$ 9,00. E Brasil bom.

1. Que bom que está tudo bem na viagem de volta, saberemos mais detalhes amanhã na reunião do NJC.