quinta-feira, 6 de setembro de 2012

19º DIA PURMAMARCA - SALTA

Depois de aproveitar bem a noite de Purmamarca, com um bom jantar, vinho e musica para quem quis ou simplesmente recarregar as baterias, todos tiveram uma noite bem dormida e logo cedo estavamos prontos para o desayuno. E que desayuno, cafe com leite, torradas e geleia, em porções individuais. Tuido bem e deixamos a Hostelaria Bebo Vilte para tras e pegamos a estrada Ruta 52, inicialmente, para cobrir os pouco memnos de 200 km que nos separavam de Salta. Cerca de 3 km depois pegamos a Ruta 9 e passamos por um posto da policia nacional em que os policiais ainda estavam se posicionando não restando outra alternativa, a eles, do que nos ver passar. Todos juntos, farois acesos e velocidade reduzida seguiamos para San Salvador Jujuy quando baixou um nevoeiro que atrapalhou bastante não só o deslocamento do comboio como também apreciar a bela vista do local. A estrada esta boa embora existam alguns desvios para obras, todos porem bem sinalizados.
Em Jujuy seguiamos ainda na Ruta 9 em direção a El Carmen e depois Salta quando um bloqueio policial estava parando todos os veículos. Quando chegou a nossa vez fomos informados que a ruta estava cerrada, não sei o motivo, e que não poderiamos seguir para Salta por ali. Retornamos então até Jujuy e descemos por outra rodovia em direção a Guelmes de onde pouco depois interceptariamos a Ruta 9 já depois de Salta, retornando para a cidade.
O caminho não era desconhecido pois foi o mesmo que fizemos na 1ª expedição ao Atacama e seguimos sem problema. Um chuva fina deixava a temeratura bem baixa e um friozinho bem gostoso. Rápida parada para um pipi stop em um posto da YPF com otimas instalações em Guelmes, porem ele só abastecia GNC (gas). Perto das 11:00 da manhã já nas proximidades de Salta procurei o Hotel Wilson no gps e ele não constava, lançamos o endereço e fomos em frente. Na chjegada um peaje de 2,50 ARS e logo depois começamos a descer para a cidade , passando pelo Cerro San Bernardo, local de visitação turistica na cidade. Ao pé do cerro paramos e abastecemos os carros para que amanhã tenhamos o melhor rendimento possível.
Andando novamente seguiamos por uma avenida que facilitava o deslocamento do comboio quando tenho a indicação de dobrar a esquerda e ao faze lo a surpresa. Já estavamos na rua Alvarado, a do hotel. Fomos procurando o hotel, que já conhecia, e nas proximidades os carros foram parando onde podiam para não atrapalhar o transito. Parei em frente e fui fazer a consulta sobre a existencia de vagas. Necessitavos de 7 habitaciones dobles e una triple. Alivio total pois tinha vaga para todo mundo e o hotel fica bem proximo da praça 9 de julio, com Catedral e o Museu Arqueologico da Alta Montanha. Coches na cocheira e rapidamente todos ocupam os apartamentos para sair mais rapidamente ainda para conhecer a cidade.
Um grupo foi ao teleférico no Cerro San Bernando, outros foram fazer o cambio ou simplesmente bater perna e almoçar. Lugar bom é o que não falta.
Aqui o comercio TODO fecha de de 13:00 as 17:00 então só resta visitar os locais turisticos
Recebemos via torpedo a noticia que o primeiro grupo que esta regressando ao Brasil passou por Pampa del Inferno por volta das 10:30 horas com a intenção de chegar a Foz do Iguaçu ainda hoje. O trecho é longo. Parando de tempo em tempo para completar a agua vamos aguardar as noticias.





 

Um comentário:

  1. Paisagem bem diferente com esta neblina, hein?
    Mas ótimo relato!
    Boa viagem!!
    Beijos!
    Nanda

    ResponderExcluir