quinta-feira, 23 de agosto de 2012

5° DIA VILHENA - PORTO VELHO

A programação di dia era extensa e a saída mais uma vez seria as 07:00 horas da matina. Na hora marcada todos prontos, com um pequeno senão para livrar o carro do André de outro veiculo que atrapalhava a sua manobra. No fim tudo certo. Quanto ao Hotel Comodoro sua avaliação foi muito boa, com um excelente café da manhã e com tudo mais que precisamos na viagem (ar cond, boa cama, limpo e internet). Passagem no posto para o gelo e abastecimento e lavamos nós para os 700 km até Porto Velho.
Até Cacoal tudo tranquilo, estrada com pouco movimento e piso sem maiores problemas. Lá chegando nos surpreendemos com o tamanho e a movimentação na cidade, com um comércio que não fica com nada a dever. Na cidade obeservamos muitas olarias em funcionamento e poucas madereiras, chegando a ver algumas já desativadas. Acredito que a cidade já esta muito grande para esse tipo de comércio.
Saindo de Cacoal as fazendas de criação de gado nos acompanham, já a mata nativa muito de vez em quando aparece nas laterais da rodovia. Apenas para registro olhando ao longe temos a impressão que ainda existe a mata, diferentemente do que na Transamazônica onde não viamos mata até o limite do alcance de nossas vistas. A estrada por sua vez piora bastante, com inumeros remendos fazendo o piso ficar bem irregular. Vez por outra vemos alguma obra de manutenção mais ainda tem muito trabalho a ser feito
Próximo a Ji Parana começam a aparecer algumas culturas de frutas, em especial maracujá e goiaba. Mais a frente, já chegando a Ariquemes vimos muito abacaxi sendo vendido e barracas na beira da estrada.
Com o movimento muito intenso das carretas e com o comboio bem grande, com os dez carros, tive,mos que melhorar os procedimentos para aproveitar a comunicação para acelerar as ultrapassagens sem porem fazer com que o pessoal da parte de tras tivesse que andar muito rápido para encostar novamente.
Paramos para um rapido almoço/lanche em Jaru e seguimos celeres para 300 km finais até Porto Velho, sem mais nenhuma parada programada pois, embora não estivessemos atrasados, tinhamos perdido muito tempo na passagem em Ji Parana devidos as obras na rodovia, com a criação de uma pista expressa que não interfira no dia a dia da cidade. Em Pimenta Bueno e Cacoal as obras já estão prontas e o resultado é muito bom. Em Ariquemes também não tivemos maiores dificuldades, perdondo um pouco de tempo logo na saída da cidade com uma obra de recapeamento, que só permidia a passagem de uma mão por vez (pare e siga).
Já mais proximos de Porto Velho começa a aparecer algumas barracas vendendo peixe e areas alagadas pois estamos bem perto da Usina Hidrelétrica de Samuel e uma imagem não muito legal é ver a quantidade de arvores mortas nas áreas alagadas.
Já no final da tarde passamos em Candeias, onde começa a pista dupla para os 18 km finais até Porto Velho. Logo no inicio em mais um posto da PRF em greve com uma quantidade imensa de viaturas paradas.
Chegamos as 17:30 no Hotel Comprade, as margens da BR 364 no meio de muitas obras na pista.
Conseguimos rapidamente dar uma passada em um dos cartões postais da cidade, que é a Praça das Caixas d'água e no Parque do Museu da Ferrovia, que já estava fechado, mais que nos serviu de cenário para algumas fotos.






 







 
 
 
 

6 comentários:

  1. Muitas obras pelas estradas brasileiras, hein? Boa viagem! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que já chegaram até Porto Velho sem maiores problemas. Ontem esqueci de perguntar, alguém não se conteve e comprou um daqueles salames gigantes?

    ResponderExcluir
  3. A aventura ta só começando!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Sergio, estou apreciando de mais as fotos: estão muito bonitas ou interessantes. Aproveitem e que tudo corra bem daqui para a frente. beijos Nancy

    ResponderExcluir
  5. Sérgio,
    Estamos aguardando seu relato a partir do 6º dia.
    Mande um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  6. Estamos acompanhando a aventura.
    Paulo & Fatima

    ResponderExcluir