terça-feira, 28 de agosto de 2012

10° DIA CUSCO / PORTO MALDONADO-CUSCO

Para o grupo que esta em Cusco o dia foi reservado para visitar Macchu Picchu. Programação de turista começa cedo  e as 06:00 o onibus para a primeira parte do passeio já estava no hotel. Depois, pouco mais de uma hora de trem até Aguas Calientes e mais um onibus até , finalmente, Macchu Picchu. Muitas fotos e algumas caminhadas depois as 14:00 já estavam em Aguas Calientes para o almoço.
Passeio para lá e para cá, um espera para o retorno de trem e pouco depois das 21:00 horas todos estão de regresso ao hotel. Cansados e com fome, como qualquer turista, agora o negócio é se preparar para a etapa Puno da expedição.

Quando a minha vinda, ela ocorreu sem maiores atropelos pois andar sozinho tem varias desvantagens, porem ditar o seu ritmo não é uma delas.
Café da manhã no Cabana Quintas em Porto Maldonado, muito bom, e saimos para abastecer e resolver o caso do SOAT, o DPVAT do Peru que todo carro precisa dispor. No caso comprei um para 30 dias no pais ao custo de U$$ 10,00 na corretora La Positiva. As 08:45 pegamos a estrada ainda em ritmo lento, pois com muitas localidades as suas margens a velocidade não pode passar de 60 Km/h e coisa que não quero é arrumar problema com a polícia. Pouco depois já em ritmo mais forte chegamos ao Comedor Familia Mendez, proximo ao primeiro pedágio ( 5 Novo Soles), onde paramos para o pipi stop e, se fosse o caso, fazer um lanche. Depois andamos bem para aproveitar a estrada ainda no plano, o que permite uma média um pouco amis alta. Passamos por Santa Rosa, um imenso aglomerado humano, nas piores condições de salubridade, que serve como base para um garimpo que literalmente destroi o meio ambiente. Logo depois subimos a serra de Santa Rosa e depois chegamos a Mazuco onde abastecemos. Os locais de apoio são muito precarios e é bem dificil achar um lugar para fazer um lanche confiavel. Até acredito que existem estes lugares, mais fácil de achar é que não são. Prosseguimos agora para Marcapata com a estrada já apresentando subidas, deixando os 256 metros de Porto Maldonado para tras e se aproximando do 2900 de lá. No caminho a bela e imponente Ponte Inambari. A estrada continua um tapete mais os constantes avisos de desmoronamento, que as pedras na pista confirmam, e o rio correndo bem perto completam o cenário. Como o tempo esta bom e sem chuva vamos que vamos. Antes de chegar a Marcapata a Ponte Fortaleza também se faz presente e ao olhar a antiga e agora destivada ponte temos certeza de que antes da Interoceanica a aventura de passar por aqui era para poucos mesmo. Já chegando a Marcapata a estrata começa num zig zag para ganhar altura e poucos quilomnetros que a faz muito bonita e com muitas oportunidades de bater lindas fotos. Passamos a cidade no meio de neblina e não nos animamos a parar. Pouco depois um pipi stop a luz da natureza entrou para eventos da expedição.
Continuamos a subir e o sol aparece e com ele diversos picos nevados muito belos.
Finalmente chegamos ao topo com mais de 4800 metros de altitude e impressiona a existencia de pessoas residindo por lá. Aproveito a oportunidade e fazemos a distribuição de alguns brinquedos para crianças que sempre levo nas viagens.
Depois começa a descida ainda faltando uns 150 km para Cuisco. Descemos por um vale onde vão se sucedendo diversas localidades, todas ainda muito pequenas e com pouco apoio a oferecer. A exceção é Ocongate, que mesmo assim é bem pequena. Percebemos durante a descida a mudança da vegetação e o aproveitamento da terra por parte de seus habitantes, com muitas pequenas propriedades rurais. Já proximos a Urcos outra subida para a faixa dos 4.000 mertros e depois um descida bastante sinuosa para os quilometros finas da PE-30C, estrada que começa em Porto Maldonado e termina  proximo a Urcos,
Faltando pouco mais de 40 km para Cusco a estrada se estabiliza nos 3400 metros, porem o trafego aumenta muito, e a noite vai chegando. Para atrapalhar mais ainda somos parados em pelo menos duas barreiras da Policia Nacional. As 18:10 já podemos dizer que chegamso a Cusco com sua transito tocado a buzina e um pouco confuso. Demoramos cerca de 30 minutos para percorrer os 10 km que nos separavam do Hotel José Antonio. Finalmente chegamos com quase 500 km percorridos em 10 horas de atividades.










 








 










 










 














 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

8 comentários:

  1. Beleza de relato Sérgio! Ficamos aliviados em saber que conseguiu superar o problema da documentação e já está encontrando o grupo. Sei que a correria foi grande, se puder coloque novas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Lider novamente ao posto!

    Muito bem!!!!! Estamos acompanhando tudo!

    Bjs,
    Nanda

    ResponderExcluir
  3. Legal Sergio, sou colega do Atide e o pessoal que do trabalho esta curtindo muito.

    Manda um abç para o Ataide
    Anderson

    ResponderExcluir
  4. Legal! Também estou acompanhando.
    Aproveitem bastante a viagem!
    Ah! Por favor, fale com papai que por aqui tá tudo OK!

    Abraços
    Alice Nespoli (filha de Chapéu)

    ResponderExcluir
  5. Continuamos com vcs. Também senti falta das fotos...Fico imaginando as belíssimas paisagens dos Andes...Bjs,Nancy

    ResponderExcluir
  6. O 01 voltou! Grupo completo... mtos km rodados e mtos ainda pra rodar!

    ResponderExcluir
  7. Puxa, que paisagens lindas. Que vontade de estar aí! Vcs passaram pela ponte de Inambari. Lembro que enquanto eu editava o site www.oecoamazonia.com nosso reporter no Peru fez uma bela reportagem sobre a usina hidrelétrica que vai se instalar neste vale por onde vcs passaram. Vejam:

    http://www.oecoamazonia.com/br/reportagens/peru/91-projeto-sem-razao

    Maravilha de fotos! Parabéns pela grande aventura!

    bjs
    Andreia

    ResponderExcluir
  8. Lindas as fotos na estrada!!! Que visual!!!!

    ResponderExcluir