domingo, 17 de junho de 2012

A expedição


Esta expedição começou a cerca de três anos quando do início do planejamento de minha primeira viagem rodoviária internacional. Se o destino – San Pedro de Atacama – já estava definido, para este roteiro várias opções se abriam. Uma dessas opções seria voltar do Chile pelo Peru cruzando a Carretera Interoceânica Sur que atravessa todo o país chegando ao Brasil pela cidade de Assis Brasil, no estado do Acre. Em 2009, aquela estrada estava em obras de pavimentação, construções de pontes e contenções, com muitos relatos de dificuldades devido às constantes interrupções do tráfego de veículos. Ficou, então, para depois. E o depois chegou no ano de 2012 quando um dos destinos da viagem passou a ser Cuzco, com suas diversas atrações, e principalmente Machu Picchu.
Com a atração principal definida, foi então traçado um roteiro que nos levasse ao Oceano Pacífico e que no retorno não passássemos pelo mesmo caminho da ida. Estavam lançadas as bases para a Expedição Biomas da América do Sul, que nos fará percorrer diversos biomas diferentes, mostrando a diversidade existente e nos dando oportunidade de comprovar, ou não, a valorização que o homem dos diversos países que cruzaremos dão à natureza.
A expedição, para efeito de planejamento, é dividida em três partes: A 1ª nos levará a Rio Branco (AC) e será principalmente um deslocamento de cerca de 4.500 km, que faremos em seis dias de viagem cruzando o Brasil no sentido noroeste, passando por Uberaba (MG), Alto Garças e Cuiabá (MT), Vilhena e Porto Velho (RO), chegando por fim em Rio Branco, onde haverá a incorporação de alguns componentes da expedição que virão do Rio de Janeiro de avião.
O segundo trecho será o ponto alto da expedição, pois inclui atrações de três países da América do Sul. No Peru começaremos em Inapari com a recém asfaltada Carretera Interoceânica Sur chegando em Porto Maldonado, capital do Departamento de Madre de Dios, maior expoente da biodiversidade do Peru em plena Floresta Amazônica. Uma característica particular deste trecho será a mudança de altitude, pois em poucos quilômetros deixaremos 250 metros para depois de cerca de 250 km atingirmos 4.800 metros descendo, em seguida, para 3.400 metros. A viagem continua pelas cidades históricas nos arredores de Cusco, Machu Picchu, Puno com o Lago Titicaca, o mais alto lago navegável do planeta, e a bela Arequipa, que nos farão conhecer um pouco mais dos primeiros povos das Américas e da colonização espanhola. Saindo de Arequipa estaremos perto de conhecer o Oceano Pacífico ainda em terras peruanas. Deixando para trás os Andes estaremos chegando a uma das áreas mais inóspitas da terra, o famoso deserto do Atacama, onde mais uma vez em San Pedro do Atacama poderemos conhecer a cultura atacamenha. No caminho, as cidades de Arica, Iquique e Calama com a mina de cobre de Chuquicamata, serão as atrações. Ainda neste segundo trecho da expedição é nossa intenção cruzar o Paso do Sico no caminho para Salta. São paisagens belíssimas que esperamos mais uma vez ter a oportunidade de compartilhar com os demais participantes da expedição. Uma estrada de rípio chegando aos 4.800 metros de altura e muito frio são esperados para testar os espírito “off road” de todo o pessoal. Antes, porém, de sairmos de San Pedro, temos que ter informações a respeito das condições climáticas na travessia do Paso, pois em caso de nevasca, ele fecha, nos deixando como alternativa retornar pelo Paso do Jama, por estrada totalmente asfaltada e com algum apoio. Chegando a Argentina, passaremos por Purmamarca – pequeníssima cidade próxima a “Cuesta del Lipan”, às margens da Ruta 52. Em seguida, Salta, conhecida como “La Linda” nos espera com sua agradável “plaza d’armas”, onde se localiza a bela Catedral Basílica de Salta  e o Museu de Arqueologia da Alta Montanha. Encerra-se, assim, o segundo trecho, depois de mais 13 dias de viagem e mais de 3.000 km rodados totalizando 7.500 km.
Da saída de Salta para Niterói completaremos o terceiro trecho da expedição percorrendo ainda cerca de 1.400 km na Argentina, passando por Resistência, Corrientes, Posadas e Eldorado fazendo a fronteira em Puerto Iguazu/Foz do Iguaçu. Já no Brasil, prosseguiremos para Maringá, Londrina e Ourinhos, nosso último pernoite antes da chegada a Niterói, totalizando 21 dias de viagem e 10.500 km rodados.
Boa viagem!

Um comentário: